Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide reconhece Município de Goiás como Capital Estadual da Reforma Agrária

16 de Dezembro de 2025 às 13:40
Projeto de Antônio Gomide reconhece Município de Goiás como Capital Estadual da Reforma Agrária

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei, nesta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que visa conferir ao Município de Goiás o título honorífico de Capital Estadual da Reforma Agrária. O parlamentar destaca que o título é em reconhecimento à sua relevância histórica, social e cultural no processo de luta pela democratização do acesso à terra e pela organização social do campo.

Antônio Gomide ressalta que o Município de Goiás consolidou-se, ao longo das últimas décadas, como um dos principais territórios de referência da Reforma Agrária no Estado e no país. Desde a década de 1980, a região vivenciou processos marcantes de mobilização popular, organização coletiva e implantação de assentamentos rurais, que transformaram profundamente sua realidade socioeconômica e territorial.

“A expressiva concentração de assentamentos da Reforma Agrária no município é resultado da atuação histórica de trabalhadores e trabalhadoras do campo, movimentos sociais e sindicais, associações, cooperativas, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil, que contribuíram de forma decisiva para a construção de um modelo de desenvolvimento rural baseado na produção familiar, na agroecologia e na justiça social”, justificou.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.