Notícias dos Gabinetes
Homenagem de Antônio Gomide a ministro do Desenvolvimento Agrário é sancionada
Projeto de lei de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que concede título de cidadão goiano ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, foi sancionado. Com isso, o ministro passa a integrar oficialmente o rol de personalidades homenageadas pelo Estado de Goiás, em reconhecimento à sua trajetória pública e às contribuições voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à reforma agrária e às políticas de desenvolvimento rural sustentável.
Natural de Águas da Prata (SP), ele é advogado, professor com uma carreira pública marcada pela defesa dos direitos sociais, do fortalecimento da agricultura familiar e da promoção da justiça social.
Antônio Gomide aponta que, desde janeiro de 2023, o ministro Paulo Teixeira tem se destacado por implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural e apoio à agricultura familiar em Goiás. Na safra 2023/2024, agricultores familiares contrataram R$ 1,22 bilhão pelo Pronaf, com um aumento de 4,85% nos contratos, totalizando 16.533 operações.
Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Ministério investiu R$ 2 milhões em tecnologias e lançou o aplicativo Assistente PNAE, que facilita a comunicação entre produtores e gestores para melhorar a alimentação escolar. Além disso, parcerias com Emater e Sistema OCB/GO têm fortalecido o apoio às famílias agricultoras no estado.
"Como Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira intensificou ações específicas para Goiás, apoiando agricultores familiares com assistência técnica, fomento à produção e programas que garantem segurança alimentar e geração de renda", diz Antônio Gomide.