Notícias dos Gabinetes
De iniciativa de Mauro Rubem, Plenário da Alego aprova criação de centros cultural e de comunicação no Legislativo
O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, nesta quinta-feira, 22, um projeto de resolução nº 32067/25, da Mesa Diretora para criação de Centros de Cultura e Comunicação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
A propositura, idealizada pelo deputado Mauro Rubem (PT), tem como objetivo criar o Centro Cultural do Legislativo Goiano e o Centro de Comunicação Pública, Democracia e Direitos do Legislativo Goiano. Ratificado com 22 votos favoráveis, o projeto está pronto para promulgação.
Trata-se, conforme o texto, de uma oportunidade concreta de descentralização das atividades do Poder Legislativo, aproximando-o da população e ampliando o cumprimento de suas atribuições constitucionais.
Mauro Rubem diz que "localizados em área central, de grande circulação e fácil acesso, os espaços permitem a instalação de iniciativas institucionais, culturais e educativas voltadas ao público, potencializando o diálogo direto com os cidadãos, legítimos detentores da democracia".
Pela iniciativa, a Alego fará a aquisição da casa do escritor Bariani Ortêncio e do antigo estúdio da TV Anhanguera, na Rua 8, Setor Central em Goiânia.
Waldomiro Bariani Ortêncio faleceu em 2022 com 100 anos. Foi um escritor com mais de 50 livros publicados, folclorista e compositor brasileiro. Natural do estado de São Paulo, morou, desde os quinze anos, em Goiânia. Sua obra é conhecida por tratar de aspectos da cultura goiana, sendo um de seus principais expoentes