Notícias dos Gabinetes
Quatro proposições de Amilton Filho tornam-se leis estaduais
O governador Ronaldo Caiado (UB) e o governador em exercício Daniel Vilela (MDB) sancionaram quatro projetos de lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB) que foram aprovados em segunda votação pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Todos eles referem-se à preservação de tradições culturais e esportivos e eventos comemorativos em quatro municípios do Estado. A primeira lei, de nº 24.052 reconhece o dia 27 de dezembro como patrimônio cultural imaterial goiano, bem como inclui a data no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás. A data é em alusão à emancipação política do município de Santa Rita do Novo Destino, no Vale do São Patrício, região de Goianésia.
“O município de Santa Rita do Novo Destino, ao longo de sua história, construiu uma identidade única, marcada por seu desenvolvimento, cultura e pela forte relação com a comunidade local”, explicou o deputado ao propor o projeto. Além disso, ele considerou que a data da independência administrativa e a conquista da autonomia do município foi um marco importante na trajetória da cidade e deve ser celebrada como símbolo de luta, progresso e pertencimento de seus cidadãos.
Outro projeto de Amilton Filho converteu-se na lei nº 24.053 e inclui também no calendário cívico, cultural e turístico do Estado a Festa de Nossa Senhora do Rosário, de Nova Roma, no Nordeste Goiano. “Trata-se de uma manifestação cultural realizada há vários anos, que tem seu ponto alto com a Caçada da Rainha, uma representação do quão importante foi para o povo escravizado a abolição da servidão pela Princesa Isabel, então rainha regente do Brasil, em 1888”, explicou o parlamentar.
Também foi sancionada a lei nº 24.069, derivada de projeto de lei de Amilton Filho. Por este ordenamento jurídico, fica incluído no calendário cívico, cultural e turístico do Estado de Goiás a Maratona Internacional de Goiânia, que acontece em todo mês de maio na capital goiana, com circuitos de 5km, 12km, 21,1km e 42,195km. “Além de dar maior visibilidade ao evento, que cresce em número de participantes a cada ano, é nosso dever, como representantes do povo, incentivar a prática de esportes, e as corridas de rua ganham cada vez mais adeptos, atraem pessoas de todas as idades e movimentam significativamente vários segmentos da economia, como o de turismo, o de lazer, e o de entretenimento”, justifica Amilton Filho.
Por fim, tornou-se lei – nº 24.075 – a inclusão dos festejos de São João Batista, do município de Teresina de Goiás, no Nordeste Goiano, no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás. O evento acontece todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho naquele município e faz parte do cotidiano da cidade desde 1971, tendo se tornado um marco da identidade local. ”Valorizar e preservar as tradições culturais é garantir a diversidade, que é um dos pilares da convivência humana, e assegurar que as futuras gerações compreendam e se conectem com suas raízes, reforçando o sentido de pertencimento e o orgulho de sua origem”, explica Amilton Filho ao agradecer ao governador Ronaldo Caiado e ao governador em exercício Daniel Vilela pela sanção das leis.