Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Gustavo Sebba nunca recuou: sempre foi contra a Taxa do Agro

19 de Fevereiro de 2026 às 10:00
Deputado Gustavo Sebba nunca recuou: sempre foi contra a Taxa do Agro

O anúncio feito pelo governador Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta quarta-feira, 18, de que enviará projeto para extinguir o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), a chamada “Taxa do Agro”, expõe uma mudança de posição que não pode passar despercebida.

A taxa foi criada pelo próprio governo em 2022, sob a promessa de que os recursos arrecadados seriam destinados a grandes obras estruturantes, melhoria da malha viária e fortalecimento da infraestrutura logística para escoamento da produção. Prometeram modernização, investimentos robustos e avanços concretos para o setor produtivo.

Mas o que os produtores rurais viram, na prática, foi o peso de mais uma cobrança sobre quem já enfrenta carga tributária elevada, oscilações de mercado e, agora, ainda, barreiras internacionais com novas tarifas impostas ao agro brasileiro.

Desde o início, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) se posicionou contra a Taxa do Agro. Não foi agora. Não foi depois da pressão. Não foi em ano pré-eleitoral.

Em 27 de fevereiro de 2025, muito antes do anúncio recente do Governo, Gustavo Sebba apresentou, em plenário, o processo nº 4600/25 solicitando formalmente ao governador a revogação da Lei nº 21.670/22, que criou o Fundeinfra.

Meses depois, em 5 de agosto de 2025, o parlamentar deu um passo além e apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 658/25 (Processo nº 18831/25), que revoga expressamente o inciso I e o parágrafo único do artigo 5º da Lei nº 21.670, extinguindo na prática a contribuição obrigatória ao fundo.

A proposta é clara:

“Art. 1º - Fica revogado o Inciso I e o Parágrafo Único do Artigo 5º, da Lei nº 21.670, de 06 de dezembro de 2022, que dispõe sobre a criação do Fundo Estadual de Infraestrutura - FUNDEINFRA.”

Ou seja, enquanto o governo mantinha a cobrança e defendia sua continuidade, Gustavo Sebba já trabalhava formalmente, dentro do Parlamento, para acabar com a Taxa do Agro.

Agora, após o ex-governador Marconi Perillo anunciar publicamente que a extinção da Taxa do Agro seria uma das primeiras medidas de seu eventual novo mandato, e em meio às discussões sobre uma possível candidatura presidencial de Ronaldo Caiado, o governo muda o discurso e anuncia o envio de projeto com o mesmo objetivo que antes defendia combater.

Para Gustavo Sebba, a pergunta que fica é simples:

Se a taxa agora deve ser extinta, por que foi criada?

Se hoje é injusta, por que ontem era necessária?

O deputado reafirma que sua posição nunca foi circunstancial. Sempre defendeu que o agronegócio — responsável pela maioria das exportações goianas — não poderia ser penalizado com uma contribuição adicional enquanto o Estado já arrecadava bilhões.

“Não se governa com improviso. O produtor rural precisa de segurança jurídica, previsibilidade e respeito. Não pode ser transformado em instrumento de arrecadação e, depois, em peça de discurso político”, defende Gustavo Sebba.

A extinção da Taxa do Agro é uma vitória da pressão do setor produtivo e da coerência daqueles que, desde o início, votaram contra e apresentaram alternativas. Gustavo Sebba esteve nessa trincheira desde o primeiro dia.

E continuará defendendo o agro goiano — com independência, firmeza e compromisso com quem produz e sustenta a economia do Estado.

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.