Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins propõe Política Estadual de Prevenção ao Câncer
Projeto de lei apresentado pelo deputado Paulo Cezar Martins, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira, 19, propõe a criação da Política Estadual de Fortalecimento do Diagnóstico Precoce de Neoplasias na Atenção Primária à Saúde em Goiás.
A política visa o fortalecimento da atuação da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada preferencial do sistema público de saúde, promoção de ações voltadas à identificação precoce de sinais e sintomas sugestivos de neoplasias e capacitação e atualização periódica dos profissionais de saúde para reconhecimento de fatores de risco, manifestações clínicas iniciais e condutas adequadas.
Além disso, permite a padronização de fluxos e procedimentos para suspeição clínica e encaminhamento de casos, estímulo à integração entre os níveis de atenção à saúde, adoção de medidas destinadas à redução de atrasos diagnósticos e desigualdades regionais no acesso aos serviços e incentivo a ações educativas e informativas dirigidas à população sobre prevenção e sinais de alerta.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo poderá promover programas de capacitação e atualização técnica destinados aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, com ênfase na identificação precoce de neoplasias. Para tanto, os órgãos competentes da área da saúde poderão adotar protocolos, fluxos e instrumentos técnicos destinados à qualificação da suspeição clínica e do encaminhamento de casos, observadas as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Investir na saúde preventiva é sempre o melhor caminho”, afirma Paulo Cezar, ao destacar que o câncer constitui um dos maiores desafios contemporâneos de saúde pública, sendo responsável por significativo impacto social, humano e econômico.
Na avaliação do decano, o diagnóstico precoce representa um dos fatores mais determinantes para o sucesso terapêutico, ampliação das taxas de sobrevida e redução da mortalidade.