Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa de ato contra privatização da Saneago

20 de Fevereiro de 2026 às 13:00
Mauro Rubem participa de ato contra privatização da Saneago

Goiânia presenciou um grande ato realizado pelos servidores da Saneago sob a liderança do Sindicato dos Urbanitários (Stiueg) nessa quinta-feira, 20, e contou com o apoio do deputado Mauro Rubem (PT) para denunciar as ações do Governo que deseja privatizar a Saneago.

O processo de privatização está em andamento e planeja transferir o tratamento de esgoto de 246 municípios à iniciativa privada por meio da Parceria Público Privada (PPP), conforme edital nº 01/2025 publicado no site da Saneago, na modalidade concorrência internacional. O leilão está marcado para o dia 25 de março.

De acordo com Mauro Rubem, esse modelo de privatização é prejudicial ao conumidor: “Caiado mentiu durante a campanha quando era candidato a governador e disse que não privatizaria a Saneago. Agora aparece com esse modelo de PPP onde o poder público garante o lucro das empresas, mas quem vai pagar a conta dos péssimos serviços é a população, basta ver o que foi a troca da Celg pela Enel no governo Marconi e agora pela Equatorial no governo Caiado”.

Rubem destaca outro problema que é a precarização dos trabalhadores: “Há décadas trabalho com a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor público e da iniciativa privada. Sei o que acontece com os trabalhadores quando acontece uma privatização de uma estatal. Eles são deslocados e perdem direitos trabalhistas é um horror. Os terceirizados são contratados com salários reduzidos e carga de trabalho insuportável, temos que evitar isso", concluiu.  

Para o Stiueg não há justificativa para a privatização. O presidente da entidade João Maria afirmou que a saúde financeira da Saneago é excelente e comprovada por dados do próprio governo: “Pode pesquisar.Dados do Governo mostram um Lucro Líquido Recorde em 2024, de R$ 621,5 milhões. Além disso, a Saneago está acima da média nacional em serviços prestados com 98% do sistema de abastecimento de água universalizado e 74% do esgotamento sanitário. Vender o patrimônio do povo para quê, para piorar e ficar mais caro? Só se for isso” afirmou.

 

Acompanhe as redes sociais do deputado e veja as imagens do ato em  @maurorubempt

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.