Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa de ato contra privatização da Saneago
Goiânia presenciou um grande ato realizado pelos servidores da Saneago sob a liderança do Sindicato dos Urbanitários (Stiueg) nessa quinta-feira, 20, e contou com o apoio do deputado Mauro Rubem (PT) para denunciar as ações do Governo que deseja privatizar a Saneago.
O processo de privatização está em andamento e planeja transferir o tratamento de esgoto de 246 municípios à iniciativa privada por meio da Parceria Público Privada (PPP), conforme edital nº 01/2025 publicado no site da Saneago, na modalidade concorrência internacional. O leilão está marcado para o dia 25 de março.
De acordo com Mauro Rubem, esse modelo de privatização é prejudicial ao conumidor: “Caiado mentiu durante a campanha quando era candidato a governador e disse que não privatizaria a Saneago. Agora aparece com esse modelo de PPP onde o poder público garante o lucro das empresas, mas quem vai pagar a conta dos péssimos serviços é a população, basta ver o que foi a troca da Celg pela Enel no governo Marconi e agora pela Equatorial no governo Caiado”.
Rubem destaca outro problema que é a precarização dos trabalhadores: “Há décadas trabalho com a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor público e da iniciativa privada. Sei o que acontece com os trabalhadores quando acontece uma privatização de uma estatal. Eles são deslocados e perdem direitos trabalhistas é um horror. Os terceirizados são contratados com salários reduzidos e carga de trabalho insuportável, temos que evitar isso", concluiu.
Para o Stiueg não há justificativa para a privatização. O presidente da entidade João Maria afirmou que a saúde financeira da Saneago é excelente e comprovada por dados do próprio governo: “Pode pesquisar.Dados do Governo mostram um Lucro Líquido Recorde em 2024, de R$ 621,5 milhões. Além disso, a Saneago está acima da média nacional em serviços prestados com 98% do sistema de abastecimento de água universalizado e 74% do esgotamento sanitário. Vender o patrimônio do povo para quê, para piorar e ficar mais caro? Só se for isso” afirmou.
Acompanhe as redes sociais do deputado e veja as imagens do ato em @maurorubempt