Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Assembleia Legislativa homenageia personalidades com trajetória de destaque em Goiás

10 de Abril de 2026 às 11:50

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, na próxima segunda-feira, 13, às 19 horas, uma solenidade em reconhecimento a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico, social e institucional do Estado.

A cerimônia será realizada no Plenário Iris Rezende, localizado na sede do Legislativo estadual, no Park Lozandes, em Goiânia.

Durante a solenidade, serão concedidas a Comenda Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Parlamento goiano, e Títulos de Cidadania a profissionais de diversas áreas, incluindo lideranças institucionais, representantes do setor produtivo, atletas, profissionais da segurança pública e profissionais liberais.

Agraciados com a Comenda Pedro Ludovico Teixeira

Allan Máximo de Holanda

Profissional com atuação destacada no setor público e no associativismo empresarial, Allan possui formação em Administração e Direito, além de MBAs em gestão e agronegócio.

Atuou na Agência Goiana de Regulação e na Secretaria de Estado da Saúde, com forte participação em processos licitatórios e gestão de contratos públicos. No Sebrae-GO, exerce papel estratégico na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Também possui trajetória relevante na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), onde ocupa a vice-presidência, com atuação marcante em temas como sustentabilidade, responsabilidade social e fortalecimento do ambiente de negócios em Goiás.

Thiago de Souza Peixoto Falbo

Empresário e engenheiro goiano, Thiago é reconhecido por sua atuação destacada no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do setor produtivo em Goiás. Formado em Engenharia de Produção, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, construiu trajetória empreendedora diversificada, com atuação em investimentos, consultoria empresarial e setor de saúde corporativa.

É vice-presidente da Acieg e fundador do Fórum de Lideranças Jovens, iniciativa que articula e fortalece a nova geração de empresários goianos. Também exerce papel relevante na GarantiGoias, ampliando o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas.

Sua atuação institucional tem sido decisiva na promoção do empreendedorismo, na articulação entre setor produtivo e poder público e na construção de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado.

César Augusto Sebba

Figura emblemática do esporte goiano, César Augusto construiu carreira brilhante no basquetebol nacional e internacional. Natural de Goiânia, destacou-se como atleta em grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, conquistando títulos expressivos e integrando a Seleção Brasileira.

Foi protagonista na histórica conquista da Taça Brasil de Basquetebol pelo Vila Nova, em 1973, marco do esporte goiano. Após encerrar sua carreira como atleta, atuou como gestor público à frente da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), contribuindo para a expansão e democratização do esporte no Estado.

Sua trajetória simboliza dedicação, talento e compromisso com o desenvolvimento esportivo de Goiás.

Rivael Aguiar Pereira

Servidor público de carreira e especialista em finanças públicas, Rivael é uma das principais referências em gestão econômica no Estado de Goiás. Graduado em Matemática e com MBA em Mercado de Capitais, construiu trajetória sólida na administração pública.

Atuou em diversas áreas do governo estadual e atualmente preside a GoiásFomento, onde lidera políticas de inclusão produtiva e acesso ao crédito. Também participou de conselhos estratégicos, como o do Sebrae Goiás e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

Sua atuação é marcada pela excelência técnica, compromisso com a responsabilidade fiscal e contribuição decisiva para o desenvolvimento econômico do Estado.

Thiago Ferreira da Costa

Servidor público com mais de duas décadas de atuação no Estado de Goiás, Thiago construiu carreira marcada pela excelência institucional e dedicação ao serviço público. Iniciou sua trajetória no cerimonial do Governo do Estado, onde atuou por aproximadamente 16 anos, participando de importantes atos oficiais e eventos institucionais.

Posteriormente, foi chefe do Cerimonial do vice-governador, exercendo papel estratégico na condução de agendas institucionais. Atualmente, ocupa o cargo de chefe de Gabinete do prefeito de Goiânia, posição de alta relevância na administração pública municipal.

Sua atuação é reconhecida pela discrição, profissionalismo e compromisso com o fortalecimento das instituições públicas goianas.

Amélio Reis Rabelo Jácomo

Advogado, professor e liderança política em Inhumas, Amélio Jácomo construiu trajetória sólida na área jurídica e no serviço público. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), possui especializações em Direito Tributário, Civil e Processual.

Atuou em órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado, Justiça Federal e Caixa Econômica Federal, consolidando experiência institucional relevante. É sócio-fundador de escritório de advocacia e também atuou como professor universitário.

Na vida pública, foi vereador eleito em Inhumas e candidato a prefeito, destacando-se pelo compromisso com o desenvolvimento local e fortalecimento das instituições democráticas.

Homenageados com o Título de Cidadania Goiana

Cleide Maria Holanda

Natural do Ceará e radicada em Goiás desde a infância, Cleide Maria Holanda Máximo construiu trajetória marcada pela dedicação à família, à espiritualidade e ao trabalho social. É uma das principais responsáveis pela consolidação da Casa da Fraternidade Irmã Sheila, em Trindade, instituição voltada ao acolhimento e assistência social.

Após o falecimento de seu esposo, assumiu a liderança da entidade, conduzindo ações de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, com atuação direta em projetos sociais, educacionais e espirituais.

Seu legado é reconhecido pela promoção de valores como solidariedade, fé e compromisso com o próximo.

Ana Flávia Silva de Paula

A economista Ana Flávia será agraciada com o Título Honorífico de Cidadania Goiana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, com destaque para sua atuação nas áreas de políticas públicas educacionais e desenvolvimento social.

Natural de Passa Quatro (MG), Ana Flávia é doutoranda em Economia pelo Insper e bacharela em Ciências Econômicas pela UFF. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado ao aprimoramento de políticas públicas no Brasil, com contribuição expressiva em Goiás.

Desde janeiro de 2025, ocupa o cargo de assessora especial de Gestão para Resultados Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Na função, coordena projetos estratégicos voltados à melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos da rede pública, além de atuar no planejamento e na execução de iniciativas que fortalecem a gestão educacional no município.

Simon Riemann Costa e Silva

Nascido em Frankfurt, Alemanha, Simon Riemann Costa e Silva construiu carreira de destaque na área jurídica e acadêmica em Goiás. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre pela Universidade de Coimbra e possui formação internacional com LL.M. na Alemanha.

Advogado tributarista, contador e professor de Direito Tributário, possui atuação consolidada tanto na advocacia quanto no ensino superior. Também se destaca por sua participação institucional na Ordem dos Advogados do Brasil, tendo exercido funções relevantes na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e no Conselho Federal. Atualmente é também o presidente do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sua trajetória é marcada pelo rigor técnico, dedicação à formação jurídica e relevante contribuição ao desenvolvimento do Direito Tributário no Estado.

Leonardo Abrão Pacheco

Paulista de nascimento, Leonardo Abrão Pacheco construiu sólida trajetória profissional em Goiás, onde atua há mais de uma década em posições estratégicas nos setores financeiro, empresarial e esportivo. Atualmente, é diretor executivo do Goiás Esporte Clube, contribuindo para o fortalecimento institucional de uma das mais tradicionais agremiações do Estado.

Com experiência em governança corporativa, investimentos e gestão financeira, já ocupou cargos de destaque em empresas como ALIÁ Investimentos, AGROJEM e GR Group, além de passagens por instituições como Grupo Globo e BTG Pactual. Sua formação inclui MBAs em Finanças e Gestão Corporativa, refletindo um perfil técnico e altamente qualificado.

Sua atuação tem impacto direto no desenvolvimento econômico e esportivo de Goiás, sendo reconhecido por sua liderança, capacidade de gestão e compromisso com o Estado.

Charles Vilela

Natural de Barra do Garças (MT), Charles construiu sólida trajetória profissional e institucional em Goiás. Atualmente, exerce a função de assessor especial do governador, contribuindo na formulação e implementação de políticas públicas.

Atua também como corretor de imóveis e agropecuarista, com participação relevante no desenvolvimento econômico do Estado, especialmente na região oeste. Sua atuação alia conhecimento técnico, experiência prática e compromisso com o crescimento regional.

Seu vínculo profissional e familiar com Goiás reforça sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.