Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos prestigia inauguração de escola municipal Jardim América
A deputada Isaura Lemos e a vereadora Tatiana Lemos (ambas do PDT) prestigiaram nesta terça-feira, 17, a inauguração da Escola Municipal Jardim América, localizada no bairro de mesmo nome, que tem como foco de atendimento os moradores do Setor Madre Germana. Por escassez de área pública na Região Sudoeste, o poder público municipal articula um sistema logístico que levará os estudantes à unidade de ensino construída na Região Sul.
A escola terá atendimento misto. As vagas da educação infantil - idades entre três e cinco anos - são destinadas aos moradores da região onde a instituição se localiza. As do ensino fundamental até o 6º ano atenderão os moradores do Madre Germana. Do total de vagas, 88 são voltadas para crianças do Jardim América e região. As outras 240, aos alunos do Madre Germana.
Resultado de reivindicação apresentada por lideranças do Setor Madre Germana, a iniciativa da prefeitura em propor atendimento diferenciado tem caráter temporário, já que o Madre Germana não possui área pública para a construção de escola e tampouco prédio em condições de locação. A solução definitiva para suprir a demanda de vagas na Região Sudoeste foi anunciada nesta terça-feira pelo chefe do Executivo goianiense. Graças às reivindicações da deputada Isaura Lemos e da vereadora Tatiana Lemos, que lutam por melhorias naquela região, a Prefeitura construirá escola nas imediações do Madre Germana.
Estrutura
A unidade de ensino do Jardim América tem 14 salas de aula, biblioteca, ambiente informatizado, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, diretoria e banheiros adaptados. Há ainda quadra de esportes coberta, com o diferencial de também poder ser utilizada como auditório.
Tudo para que as crianças da Educação Infantil sejam atendidas em tempo integral. São dez horas de permanência na instituição e cinco refeições diárias. Já os matriculados no ensino fundamental recebem duas refeições durante o horário de aula, uma a mais do que na rotina das demais escolas da Rede Municipal de Educação. A complementação alimentar ocorre devido ao deslocamento dos alunos.
Levantamento
A deputada Isaura Lemos esteve com a secretária de Educação do município de Goiânia, Neyde Aparecida, em janeiro deste ano, para solicitar a construção de uma escola de Ensino Fundamental para o Madre Germana II.
Os gabinetes da deputada e da vereadora Tatiana Lemos visitaram as 2.500 casas do setor para fazer um levantamento sobre a situação escolar das crianças. A pesquisa constatou que grande parte delas encontrava-se fora da sala de aula. Na ocasião, Neyde Aparecida se comprometeu a buscar uma solução para o caso.