Notícias dos Gabinetes
“São referências”, diz Bia de Lima sobre homenageados pelos 38 anos do curso de Pedagogia da UFCat
A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), realizou nessa quarta-feira, 18, uma sessão solene itinerante em homenagem aos 38 anos do curso da Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCat). A cerimônia foi realizada no Auditório Prof. Sirlene Duarte – Campus I da UFCat.
Segundo Bia de Lima, o momento foi de muita alegria, por reconhecer o trabalho e a relevância dos trabalhos prestados pela instituição. “Para mim é muita alegria poder estar aqui nesta universidade, que é co-imã da universidade em que eu sou oriunda, que sou funcionária, que é a Universidade Federal de Jataí, e que sou da primeira turma de pedagogia. As duas enfrentaram as mesmas lutas para serem construídas e eu sempre quis homenagear essas pessoas que são muito guerreiras e têm feito história, são verdadeiras referências aqui na cidade de Catalão, oferecem e se dedicam a melhor formação a cada um que passa pela instituição”, afirmou a parlamentar.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes da região sudeste de Goiás, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.
“A ideia, quando a gente faz sessão solene como esta, é justamente poder mostrar toda nossa referência, nossas homenagens para estas pessoas que têm feito história na cidade, que têm trabalhado tanto para valorizar, desenvolver, fazer a cidade crescer, dar formação, poder impulsionar o progresso para todas as pessoas. Então, nesse caminho, como deputada da educação, a deputada que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, venho a Catalão nesta noite fazer aqui as homenagens, as honra a pedagogas e pedagogos aqui de Catalão, principalmente os da primeira turma, porque de lá para cá tantas outras pessoas já se qualificaram e vêm dando a sua contribuição nas redes de educação, tanto aqui de Catalão, como também da região”, ressaltou a deputada.
Apesar do momento festivo e de reconhecimento, Bia de Lima destacou a dificuldade que tem enfrentado na Alego para garantir a valorização necessária aos trabalhadores da educação. “Além da pauta da educação, tomamos frente na pauta para a defesa dos serviços e servidores públicos, uma luta ampla por valorização das carreiras, pelos concursos públicos, motivos para nos manter sempre na luta”, apontou ela.
Durante a cerimônia, foram entregues Certificados de Mérito Legislativo a 130 homenageados entre eles: professores/as, estudantes, técnicos-administrativos, membros da direção e personalidades que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.
Além dos Certificados de Mérito Legislativo, a solenidade teve a entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades que se destacam por suas contribuições à educação e à sociedade goiana: a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT), professora Altina Abadia da Silva; a coordenadora do Curso de Pedagogia da UFCAT, professora Fernanda Ferreira Belo; e o cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Vitor Naves de Aguiar.
A sessão teve ainda a presença do vice-reitor da UFCAT, professor Cláudio Lopes Maia; da diretora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFCAT, professora Cláudia Tavares do Amaral; da presidenta regional do Sintego Catalão, Maria Moura; além de representantes da comunidade acadêmica, lideranças educacionais, estudantes, autoridades municipais e regionais.
A solenidade integra a atuação permanente da deputada Bia de Lima em defesa da educação pública, da valorização dos profissionais da área e do fortalecimento das instituições de ensino superior como espaços fundamentais para o desenvolvimento social, científico e cultural de Goiás.