Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos do curso de Pedagogia da UFJ

26 de Junho de 2026 às 11:13
Bia de Lima realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos do curso de Pedagogia da UFJ

Egressa da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a deputada estadual Bia de Lima (PT) volta às origens para homenagear professores, trabalhadores, egressos e alunos da instituição onde se formou. A parlamentar realiza na próxima segunda-feira, 29, uma sessão solene itinerante em homenagem aos 40 anos do curso.

A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Jataí, localizada na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Durante a cerimônia, serão entregues certificados de mérito legislativo a mais de 100 homenageados que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição contribui para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

Para Bia de Lima, homenagear o curso de Pedagogia da UFJ é reconhecer o papel estratégico da universidade pública na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a construção de uma educação democrática e de qualidade, além de um reconhecimento pessoal, já que a parlamentar atua pelo fortalecimento da instituição desde a sua criação e emancipação.

“O curso de Pedagogia da UFJ possui uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação humana, com a valorização da educação pública e com a produção de conhecimento. Celebrar esses 40 anos é reconhecer todas as pessoas que ajudaram a construir essa história e que seguem contribuindo para a formação de educadores comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária. Sou egressa desta instituição, vivi aqui momentos inesquecíveis e muito importantes, foi aqui que ingressei no movimento estudantil, o que deu início a toda a minha caminhada na política”, afirma.

Além dos certificados de mérito legislativo, a solenidade terá a entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades que se destacam por suas contribuições à educação e à sociedade goiana: a doutora docente e pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFJ, Eva Aparecida de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação da UFJ, Suely dos Santos Silva; e ainda a ex-presidente do Sintego em Jataí, Soraia Rodrigues Chaves.

Além da deputada Bia de Lima, integram a mesa diretiva da sessão solene itinerante em homenagem ao curso de Pedagogia da UFJ, a vice-reitora da UFJ, Professora Doutora Alana Flávia Romani; a presidente em exercício do Sintego, Professora Ludmylla Moraes; e as três homenageadas com a medalha Pedro Ludovico Teixeira.

A solenidade integra a atuação permanente da deputada Bia de Lima em defesa da educação pública, da valorização dos profissionais da área e do fortalecimento das instituições de ensino superior como espaços fundamentais para o desenvolvimento social, científico e cultural de Goiás.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.