Álvaro reivindica aceleração de obras em Itumbiara

12 de Fevereiro de 2009 às 18:01
O parlamentar também participou da negociação entre a Prefeitura de Itumbiara e a Agetop para manutenção de rodovias estaduais na região Sul.

O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) acompanhou, no início desta semana, o prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PP) em uma reunião na Agência Goiana de Transportes e Obras - Agetop. Na ocasião, o parlamentar reivindicou a aceleração de obras diversas no Município, como a sede da Universidade Estadual de Goiás - UEG, a reforma do Colégio Polivalente, o ginásio de esportes do Bairro Social e o Instituto Médico Legal – IML. Mas o principal assunto do encontro, porém, foi a manutenção das rodovias estaduais.

A precariedade das estradas é um problema antigo e bastante visível nas imediações de Itumbiara. A cidade faz divisa com o Estado de Minas Gerais, sendo a porta de entrada para as terras goianas, por onde passam centenas de caminhões diariamente, transportando as mais diferentes cargas. A má conservação da malha viária é motivo freqüente de reclamações por parte de transportadoras e outras empresas, pois aumentam os gastos com a manutenção dos veículos e, conseqüentemente, o custo dos fretes. Outro problema sério é em relação à segurança, já que os motoristas se aventuram para fugir dos buracos.

Durante a audiência, uma sugestão de convênio foi apresentada pelo prefeito e o deputado. A idéia é que a Prefeitura de Itumbiara assuma a manutenção das rodovias estaduais na região, aproveitando a frota de caminhões e maquinários novos, com uma contrapartida financeira do Governo do Estado.

A proposta é que o Município assuma a responsabilidade por manter em bom estado as estradas não pavimentadas entre Itumbiara e Cachoeira Dourada, passando pela região das Cabaças; de Itumbiara a Buriti Alegre, pelo Centro de Zoonoses; de Inaciolândia a Bom Jesus, onde está instalada a Usina Panorama; e da estrada que liga o distrito de Meia Ponte, em Itumbiara, ao de Nilópolis, em Cachoeira Dourada. Também entraria no convênio a GO-206, no trecho que vai do entroncamento da BR-452 à cidade de Cachoeira Dourada. Esta é uma rodovia pavimentada, na qual a Prefeitura faria o serviço de tapa-buracos.

Para Álvaro Guimarães, este convênio, caso se concretize, será interessante para todas as partes. “As estradas precisam ser melhoradas e o Município tem maquinário e pessoal qualificado para esse trabalho. Para o Estado, haveria uma enorme economia com este convênio”, explicou o parlamentar. O deputado ressaltou, ainda, que em melhores condições, as estradas garantiriam o escoamento da produção agrícola, maior preocupação dos produtores rurais da região.