TJ assina escritura para Fórum de Cachoeira

27 de Maio de 2009 às 18:09
A previsão é de que a nova Comarca seja instalada em janeiro, já com funcionamento em prédio próprio.

Mais um passo foi dado para a concretização da Comarca de Cachoeira Dourada, cidade ao Sul de Goiás. Na última terça-feira, o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) foi ao Tribunal de Justiça do Estado, acompanhado pelo Prefeito Robson Lima (PSB). Juntos, eles entregaram ao Judiciário a escritura registrada do terreno doado pela Prefeitura para a construção do Fórum.

O documento foi entregue ao Desembargador Antônio Nery, coordenador de obras do TJ-GO. A escritura havia sido assinada pelas partes na semana passada, em audiência com o Presidente do TJ, Desembargador Paulo Teles. Na ocasião, também participaram do encontro os vereadores Mário Evangelista (PSDB), João Batista de Souza, João Batista dos Santos e Saulo de Oliveira Rodrigues, todos do PSB. O responsável por colher e registrar as assinaturas foi Carlos Teodoro Borges Bueno, tabelião do Cartório de Notas de Cachoeira Dourada.

O processo de criação da Comarca teve início no ano passado, quando Álvaro Guimarães relatou projeto de Lei de autoria do TJ, que tratava das chamadas comarcas de entrância inicial, ou seja, a base do Judiciário. À época, um acordo entre o parlamentar e o ex-presidente da Corte, Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, estabeleceu Cachoeira Dourada entre as 8 comarcas a serem criadas.

O Desembargador Paulo Teles garantiu que cumprirá os compromissos de seu antecessor. “Vamos dar prioridade ao interior e Cachoeira é um exemplo. Inovamos ao fazer, pela primeira vez na história deste Tribunal de Justiça, o lançamento de uma pedra fundamental. Esta Comarca é uma reivindicação antiga do Deputado Álvaro e o Tribunal foi sensível à necessidade”, comentou o presidente do TJ.

“Estamos satisfeitos com o andamento desse processo e felizes em saber que Cachoeira Dourada terá seu Fórum pronto e inaugurado na mesma ocasião em que a Comarca será instalada”, avaliou o parlamentar itumbiarense, ressaltando o compromisso feito pelos desembargadores com data prevista para janeiro que vem. “A licitação será feita até julho, com início imediato das obras desde que a Prefeitura cumpra sua parte, colocando o terreno em condições ideais”, anunciou Antônio Nery.

Segundo o prefeito Robson Lima, todas as providências administrativas serão tomadas para que as obras de construção do Fórum sejam iniciadas em julho, atendendo cronograma do TJ. O prédio a ser construído em Cachoeira Dourada é uma unidade padrão, com 642m2 de área interna, num total de 1500m2 de área construída, incluindo paisagismo e estacionamento. O mobiliário também está incluso no orçamento do Judiciário.

Novos prédios

Durante a audiência, o Deputado Álvaro Guimarães aproveitou para cobrar um posicionamento em relação aos novos prédios para os Fóruns de Panamá e Bom Jesus, também ambos no Sul de Goiás. Essas duas Comarcas funcionam em imóveis adaptados e de propriedade dos Municípios. “Temos o compromisso por parte do Tribunal de Justiça de que os dois prédios serão construídos, podendo ser inaugurados em 2010. Assim como Cachoeira Dourada, as prefeituras vão doar os terrenos com as especificações necessárias para que o Judiciário arque com as obras”, concluiu o parlamentar.