Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Milca Severino, a gestora que produz resultados expressivos e projeta a educação de Goiás

23 de Junho de 2009 às 09:25

Quero, nesta oportunidade, abordar o trabalho que a professora Milca Severino realiza na Secretaria Estadual de Educação. Milca, como sabemos, é uma educadora que muito orgulha os goianos. Por dois mandatos (de 06/01/1998 a 06/ 01/2006), realizou um trabalho extraordinário como reitora da Universidade Estadual de Goiás e, agora, oferece contribuição intelectual, cultural, política, administrativa e humana ao governo Alcides Rodrigues.

 


Um pouco da educadora Milca Severino: graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Goiás (1979); licenciatura em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (1979); especialista em Enfermagem do Trabalho pela UFG; mestrado em Enfermagem Fundamental pela EERP/ Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1990).


Foi bolsista em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1991-2002); membro da Associação Brasileira de Enfermagem, da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar; membro do conselho editorial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Goiana de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar; consultora da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Honor Society of Nursing-Sigma Theta Tau International); e professora adjunta II da Universidade Católica de Goiás.


Milca Severino tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção hospitalar: métodos de prevenção e controle; risco biológico.


Quinta-feira da semana passada estive em seu gabinete e, por duas horas, de forma paciente, educada e competente, a secretária Milca Severino apresentou a mim a aos companheiros do Nordeste do Estado que me acompanhavam um relatório completo das atividades da pasta, e o resultado não poderia ser outro: há uma revolução na educação em Goiás.


A região nordeste do Estado, a qual tenho a honra de representar na Assembleia Legislativa, sempre recebeu atenção especial da secretária Milca Severino. São construções e reformas da rede estadual de ensino em nossas cidades, implantação de laboratórios de informática e outras providências materiais e pedagógicas que qualificam melhor o ensino nas 20 cidades do Nordeste goiano. Todas as vezes que solicitamos da secretária de Educação que visite as nossas cidades, Milca Severino está pronta para entrar no avião e ir conosco conhecer in loco a realidade dos municípios.


Hoje, em 2009, já contamos com 103 escolas em tempo integral e com a utilização da metodologia da adesão. Quando a escola opta por fazer parte desse projeto, segundo a secretária, aumenta a carga horária dos professores e avalia-se questões como o espaço físico, que precisa ser suficiente para que as mesmas crianças permaneçam os dois turnos.


O governador Alcides Rodrigues deseja que, até o final do seu mandato, esse número tenha sido duplicado. Há um esforço para entregar o maior número possível de escolas funcionando em período integral.


A preocupação inicial foi com o projeto pedagógico. Agora, a secretaria está cobrindo quadras, reformando banheiros e toda a estrutura.


O importante é a relação do estudante com o professor. Se os professores tiverem compromisso com o projeto e estiverem motivados, pode ser debaixo de uma árvore que vai dar certo. Se não existir esse tipo de compromisso, não adianta ter uma megaestrutura. Milca Severino falou sobre investirmos nos professores, com a realização de programas de treinamento e encontros de avaliação.


É de emocionar, diz a secretária, ver que muitas crianças já mudaram, inclusive, a própria aparência e hoje dominam ferramentas como a informática e línguas estrangeiras. São crianças de famílias com pequeno poder aquisitivo, mas que estão encontrando as mesmas oportunidades dos filhos de famílias mais ricas.


Sobre o piso nacional, ela lembra que está sendo atendido parceladamente, conforme as condições financeiras do Estado. A expectativa da Secretaria de Educação é de que isso possa ser melhorado mês a mês. É importante ressaltar que, em Goiás, há o mesmo tratamento que se oferece aos professores e aos demais funcionários do quadro administrativo. Então, quando os professores tiverem qualquer aumento, todos os outros servidores também serão beneficiados, ressalta a professora.


A secretária Milca Severino se esforça no trabalho de qualificação dos professores goianos. Para se ter uma ideia, em 1999, Goiás tinha 32% dos professores da rede estadual com diploma de nível superior. Hoje, já são 94%. São investimentos sérios e que já tiveram forte impacto na qualidade do ensino. Foi instituído um programa de bolsas para que os professores tenham um aperfeiçoamento ainda maior.


Goiás está satisfeito com o trabalho de Milca Severino na Secretaria de Educação. E a região Nordeste, a mais carente do Estado, tem uma aliada de primeira honra.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.