Iso Moreira - É Chegada a Hora do Nordeste

10 de Setembro de 2007 às 10:21
Mesmo tendo deixado de ser o “corredor da miséria”, conforme foi denominado até meados da década de 80,a região nordeste do Estado ainda não conseguiu os índices de desenvolvimento econômico-social experimentados pelo sul, sudeste, centro e sudoeste de Goiás. A opinião é do deputado estadual Iso Moreira (PSDB).          Para ele, a mudança de feição em municípios que carregaram anos a fio a imagem dos baixos índices de desenvolvimento humano é resultado do esforço de pessoas de todos os estratos sociais que tomaram a si a tarefa do resgate de uma região.         Iso Moreira lembra que, ancorado em um programa de desenvolvimento sustentável, lançado em 1999 pelo governador Marconi Perillo, a região nordeste de Goiás deu salto de qualidade na sua agroindústria, aprimorou o seu rebanho bovino, gerou empregos e rendas, melhorou a qualidade de vida das pessoas, combateu o analfabetismo e uma nova rede de ensino foi consolidada nos 20 municípios.         Sustenta o deputado tucano que, se as estradas foram pavimentadas, as propriedades rurais energizadas em grande escala, a água tratada e o saneamento básico chegou com maior rapidez, muito se pode e se deve fazer em benefício dessa sofrida região do Estado. “Agora, se discute a instalação de usinas de álcool, tão necessária para a produção desse combustível que vai exportar divisas e produzir riquezas para a nossa gente”.         Iso Moreira alerta ser preciso que o governo Alcides Rodrigues atente para a necessidade de se oferecer apoio concreto ao desenvolvimento da região nordeste, permitindo crescimento da sua economia de forma sustentada, em harmonia com o meio-ambiente, suas tradições culturais e integrado em relação às demais regiões do Estado.         Toda ação governamental e da iniciativa privada precisa, lembra o parlamentar, se ater à crescente melhoria dos indicadores sociais da população e a progressiva diminuição das desigualdades e disparidades econômicas e sociais vigentes, em comparação com as demais regiões de Goiás.         Na sua opinião, o desenvolvimento do nordeste será alcançado a partir da crescente participação de sua população em iniciativas culturais, com preservação ambiental e recuperação do meio ambiente degradado, com a crescente melhoria de sua infra-estrutura viária, energética, de comunicações e de saneamento básico.         Entende Iso Moreira que se nos últimos anos houve avanços significativos no desenvolvimento de nossa região, “é preciso novas conquistas e, para isso, contamos com o apoio do atual governo de Goiás”. E acrescenta:  “é preciso implementar um conjunto de ações e investimentos governamentais, especialmente em infra-estrutura econômica e fundiária, para dar suporte ao setor produtivo”.         Para o deputado do PSDB, a população do nordeste trabalha muito, mas precisa de incentivo ao aproveitamento dos recursos naturais e das potencialidades econômicas regionais, gerando empregos e incremento à renda, estímulo à adoção de técnicas de irrigação na agricultura, visando o incremento da produção agrícola.