Notícias dos Gabinetes
Pesquisa da Goiasindustrial traça radiografia do trabalhador
A Goiasindustrial foi criada para administrar os distritos industriais instalados no Estado, que hoje são 55, abrangendo 400 empresas. A missão é fortalecer os distritos, buscando suprir suas necessidades para que novos empreendimentos possam ser atraídos para Goiás. Seguindo esse raciocínio, a direção da Goiasindustrial realizou no primeiro trimestre deste ano uma pesquisa que traçou o perfil de quem trabalha nessas indústrias e o que os empresários buscam na hora de contratar um profissional. O objetivo é alimentar o banco de dados das instituições de ensino profissionalizante para que as novas turmas de alunos sejam formadas de acordo com as necessidades do mercado.
A Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial) foi criada em 1973, com a missão de administrar os distritos industriais de Goiás. A Goiasindustrial é responsável também pela formulação de políticas de desenvolvimento que visem atender as necessidades das empresas já instaladas e a atração de novos empreendimentos para que a atividade industrial cresça no Estado.
Como o trabalhador é parte fundamental do processo de instalação e crescimento de qualquer empresa, o presidente da Goiasindustrial, Marcos Abrão Roriz, decidiu realizar uma pesquisa para traçar o perfil da mão-de-obra dessas indústrias, e ao mesmo tempo conhecer as necessidades de quem contrata. A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre deste ano em Itumbiara, Goianira, Anápolis, Uruaçu, Mineiros, Senador Canedo, Rio Verde, Morrinhos e Aparecida de Goiânia.
Os aspectos de maior relevância apontados pelos entrevistados são que a escolaridade (65%), experiência profissional (34%) e responsabilidade (13%) foram os requisitos mais cobrados nas contratações recentes. Quando questionados sobre as dificuldades para contratar empregados, 68% disseram que a falta de qualificação é um grave problema. Localização, condições físicas e incompatibilidade de salário apresentaram índices pouco relevantes. Dentre as habilidades comportamentais que as empresas exigem para a contratação destacam-se: responsabilidade (59%), iniciativa (23%), relacionamento interpessoal (20%), trabalho em equipe (19%) e organização (13%). As habilidades comportamentais mais importantes na hora de contratar são: responsabilidade, trabalho em equipe, ética, iniciativa e organização. “O mercado busca um profissional que tenha capacidade de liderança, saiba trabalhar em equipe e seja empreendedor”, destaca Marcos Roriz. Com relação a jovens aprendizes, 53% nunca contaram com essa força de trabalho, mas desse universo 41% pretendem contar com jovens no quadro de funcionários. Quanto à presença de estagiários, 24% contam com trabalhadores desse perfil, e dos 39% que nunca tiveram, 50% pretendem fazer contratações.
A pesquisa foi apresentada, em Goiânia, a representantes de entidades especializadas na qualificação profissional. O objetivo é subsidiar as instituições de ensino profissional para que as próximas turmas sejam formadas de acordo com as exigências do mercado. O objetivo é mostrar e poder contribuir tanto com quem qualifica quanto com quem emprega.