Notícias dos Gabinetes
Grupo paulista chega para investir R$ 200 milhões em biodiesel
Um grupo de empresários paulistas, comandado por Carlos Roberto Miraglia, foi levado pelo deputado Iso Moreira (PSDB) aos secretários Luiz Medeiros (Indústria e Comércio) e Leonardo Veloso (Agricultura e Pecuária) para anunciar que chega a Goiás para construir quatro usinas de produção de biodiesel, com investimentos de R$ 200 milhões. Segundo Iso Moreira, das quatro, duas usinas serão instaladas na região Nordeste do Estado. “Estamos tendo boa receptividade no Estado, o que nos faz motivar ainda mais a produzir emprego e renda com a produção do biodiesel”, enfatiza Carlos Roberto Miraglia.
Goiás sobressai entre os demais Estados da União em razão dos atuais altos índices produtivos de oleaginosas, matérias-primas de superior qualidade para a obtenção dos produtos, tais como: a mamona, o dendê, a soja, o milho, o babaçu e o girassol, entre outras espécies da flora do Cerrado goiano.
As políticas públicas concernentes à produção e à comercialização do biodiesel devem buscar a inclusão social e o desenvolvimento equilibrado, com ênfase para a produção em grande escala. Calcula-se que, no Estado de Goiás, 20 mil produtores de médio e grande porte, os quais se ofereçam suportes técnicos e financeiros para o cultivo de oleaginosas, serão capazes de produzir aproximadamente nos próximos 5 anos 10% do biodiesel que atualmente se consome no Brasil anualmente.