Notícias dos Gabinetes
Prefeituras e Faeg: ações voltadas para o desenvolvimento rural
Os 20 prefeitos que integram a região Nordeste do Estado iniciam uma parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) no sentido de levar aos municípios desenvolvimento rural, qualificação de mão-de-obra no campo e ensinamentos que possam transformar principalmente os jovens trabalhadores em agentes de produção com qualidade e eficiência.
Nos meses de junho e julho, acompanhamos os prefeitos das regiões do Vale do Paranã e da Chapada dos Veadeiros em audiências a José Mário Schreiner, oportunidade em que estabeleceu-se a parceria Faeg-prefeituras, buscando a implementação de diversos programas úteis ao produtor rural da região Nordeste do Estado.
Como se sabe, o principal objetivo da Faeg é a defesa do homem do campo, seja no âmbito social e econômico. Cabe à entidade abranger os diversos segmentos da atividade rural, envolver pequenos e médios produtores, fortalecer a classe e tornar o ambiente produtivo rural mais desenvolvido, competente e competitivo. É de competência da Faeg promover o conhecimento sobre os assuntos inerentes à classe de produtores rurais e coordenar a ação sindical.
O pontapé inicial se deu sábado, 8 de julho, em Mambaí e Alvorada do Norte, quando, ao lado do presidente da Faeg, estivermos com os prefeitos Maria do Socorro Barbosa e Davi Moreira, oportunidade em que foi lançado o Agrinho, programa que objetiva fornecer às crianças do meio rural as informações em relação a temas diversos como meio ambiente, saúde, ética, cidadania entre outros de modo a corroborar para o desenvolvimento de um conceito de ensino diferente abordando os conteúdos propostos de forma transversal às disciplinas obrigatórias de modo a atender às necessidades de cada comunidade. Outro interessante programa apresentado pela Faeg aos prefeitos é o Campo Futuro, voltado para a gestão de custos e riscos para produtores rurais. Saber produzir, comprar e vender não são atividades fáceis. Elas requerem profundo conhecimento dos mercados local, nacional e internacional.
O que se observa no dia-a-dia é que a maioria dos produtores rurais enfrenta inúmeras dificuldades no que diz respeito ao preço de comercialização dos produtos produzidos. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Faeg realizam curso com duração de 40 horas, em que o objetivo central é fazer com que o aluno (produtores rurais) entenda o mecanismo de apuração de custos de produção através de planilha e também os mecanismos de negociação na Bolsa de Mercadorias e Futuros.
O Programa Empreendedor Rural será levado também aos municípios do Nordeste goiano, em parceria com a Faeg. O programa busca desenvolver e estimular a competência pessoal dos empreendedores do agronegócio, de forma a ampliar os conhecimentos e as práticas em relação à gestão do negócio agrícola, dentro de uma perspectiva de visão empresarial profissional apurada, bem como fortalecer a capacidade de liderança influenciadora voltada às transformações sociais, políticas e econômicas necessárias ao setor e à sociedade por meio da atuação estratégica das organizações rurais.
O programa foi estruturado em Goiás pela importância do agronegócio no Estado, pela necessidade de reconversão das propriedades rurais em relação à rentabilidade, formação de novas lideranças, aperfeiçoamento da visão empresarial e pela importância do aspecto motivacional em que o nível de consciência crítica fundamentado no protagonismo, iniciativa e auto-estima contribuem para os resultados pessoais e coletivos.
Se depender dos prefeitos do Nordeste, a parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás vai ser intensificada, pois buscamos os mesmos objetivos: desenvolvimento rural, melhoria da qualidade de vida da população, crescimento econômico e social dos municípios, do Estado e do País.