Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Propostas e iniciativas que fortalecem o empreendedorismo rural

13 de Outubro de 2009 às 09:01

Nesta oportunidade quero cumprimentar o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e toda a diretoria pela iniciativa de interagir com a comunidade através do Programa Empreendedor Rural, com a realização de seminários, cursos, palestras e experiências em todas as regiões do Estado, buscando o desenvolvimento econômico e social.


Por representar uma região carente como a Nordeste do Estado, entendo que a presença da Faeg faz com que o produtor rural sinta-se mais seguro na execução de seus projetos agrícolas, pois conta com um aliado na busca por maior produtividade, crescimento e lucratividade.


O Programa Empreendedor Rural objetiva desenvolver e estimular a competência pessoal dos empreendedores do agronegócio, de forma a ampliar os conhecimentos e as práticas em relação à gestão do negócio agrícola, dentro de uma perspectiva de visão empresarial profissional apurada, bem como, fortalecer a capacidade de liderança influenciadora voltada às transformações sociais, políticas e econômicas necessárias ao setor e à sociedade por meio da atuação estratégica das organizações rurais.


O programa foi estruturado em Goiás pela importância do agronegócio no Estado; pela necessidade de reconversão das propriedades rurais em relação à rentabilidade; formação de novas lideranças; aperfeiçoamento da visão empresarial e pela importância do aspecto motivacional onde o nível de consciência crítica fundamentado no protagonismo, iniciativa e auto-estima contribuem para os resultados pessoais e coletivos.


O eixo de aprendizado está baseado na elaboração de “projeto de investimento de capital” e desenvolvimento de temas importantes para uma compreensão crítica sobre o ambiente do agronegócio.


Empreendedores são pessoas que identificam necessidades pessoais, familiares, das organizações, do mercado, da sociedade, tomam iniciativas e as transformam em oportunidades; estabelecem contatos; buscam informações; exercem a cooperação (associam-se); interagem com quem pode contribuir; valorizam o planejamento; estabelecem metas;


Ainda se enquadram como empreendedores as pessoas que correm riscos; fazem boa gestão de sua atividade; conhecem o ambiente de sua atividade, seja econômica, social, política considerando as realidades local, regional, nacional, internacional; buscam e exigem qualidade e eficiência; apresentam independência, autoconfiança, diligência e prontidão; buscam o auto-conhecimento e sabem relacionar-se com os outros; apresentam comprometimento, persistência, cidadania e civismo.


Ao longo do programa serão transferidos aos empreendedores rurais, conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Auto-estima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos.


Todos esses, trabalhados juntos, permitem que o produtor e/ou trabalhador possa desenvolver atividades inovadoras nas suas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso e ser uma pessoa melhor.


O público a ser beneficiado pelo Programa Empreendedor Rural são produtores rurais, de pequeno e médio porte, seus familiares e trabalhadores rurais, com poder de decisão na empresa.


Portanto, a Faeg, os produtores rurais e a sociedade em geral alcançam resultados expressivos em sua economia com essa integração e parceria.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.