Notícias dos Gabinetes
AGDR: ações que diminuem os desequilíbrios regionais em Goiás
A Agência Goiana de Desenvolvimento Regional existe para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Entorno do DF e do Nordeste Goiano. Atua na construção de casas, asfaltando ruas, urbanizando praças e apoiando projetos de geração de emprego e renda
Com atuação direcionada para o Entorno do DF e o Nordeste Goiano, a AGDR trabalha para melhorar a qualidade de vida da população. Suas ações são voltadas para a construção de casas, pavimentação de ruas e apoio a projetos de geração de emprego e renda, além de assistência técnica gratuita aos municípios, integrando União, Estado e municípios com entidades da sociedade civil.
O planejamento estratégico permite minimizar os desequilíbrios regionais através da melhoria dos indicadores sociais, econômicos, culturais e ambientais.
A AGDR está muito bem comandada por Ronaldo de Brito, personalidade de destaque da política e da via pública de Goiás. Filho do ex-prefeito de Goiânia, Hélio Seixo de Brito, Ronaldo tem uma trajetória vitoriosa no serviço público e privado do nosso Estado.
Qualquer prefeito interessado na elaboração de projetos pode procurar a AGDR, que será prontamente atendido. Há os exemplos recentes de prefeituras que vêm se beneficiando das prestações de serviços, como Inaciolândia, Uruana, Cavalcante e Alto Paraíso. Nesta última está sendo planejada a revitalização urbana do distrito de São Jorge, portal de entrada da Chapada dos Veadeiros.
A assistência técnica às prefeituras é a menos visível das áreas de atuação, já que as ações urbanas da AGDR é que mostram sua face operacional. São elas a urbanização de praças, construção de balneários e áreas de lazer, pavimentação urbana e projetos de desenvolvimento sustentado além, é claro, da construção de casas populares.
Na área de lazer a Agência vem construindo pistas de skate, quiosques simples e de múltiplo uso, churrasqueiras, duchas, quadras poli-esportivas, campos de futebol, parques infantis e estações de ginástica. Também tem construído centros culturais, lagos artificiais e praças de eventos, chegando a reformar antigas igrejas e edifícios históricos.
Os convênios com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome movimenta milhões de reais para a capacitação de profissionais, montagem de oficinas de artesanato e confecção, aquisição de matéria prima e maquinário, além de promover a fundação de associações e cooperativas no Entorno de Distrito Federal.
Também tem sido aplicado dinheiro em construção de cerâmicas (telhas, tijolos etc.) e a produção de mudas de eucalipto, cuja madeira alimenta os fornos, evitando, assim, a depredação da flora nativa do Cerrado. Assim têm funcionado projetos em alguns municípios do Entorno do DF, como Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Santo Antônio do Descoberto.
A pavimentação de vias urbanas, sobretudo ruas em que trafegam os ôpibus, é outra atividade essencial da AGDR. De 2006 até agora, só nas cidades do Entorno de Brasília, a AGDR asfaltou mais de 1,3 milhões de metros quadrados de ruas, o equivalente a cerca de 195 quilômetros lineares de ruas.
O que diferencia os conjuntos habitacionais construídos pela AGDR dos feitos por outros organismos governamentais é que a Agência não sai de cena depois que os moradores entram. “Muito ao contrário. Ela permanece ali, cooperando com as pessoas para organizar a vida comunitária”, diz Ronaldo de Brito.
No momento, a AGDR está construindo cerca de duas mil casas no Entorno do DF - Cidade Ocidental, Formosa, Planaltina e Santo Antônio do Descoberto - com recursos do Estado e do Governo Federal, através do PAC. Os bairros são dotados de completa infraestrutura de rede de água e esgoto sanitário, energia elétrica e iluminação pública, além dos Centros Multi-Uso.
O Nordeste Goiano e o Entorno estão passando por uma série de obras, com a AGDR executando várias obras de pequeno porte. Em Água Fria de Goiás está sendo construído um campo de futebol com alambrado, arquibancadas e sanitários; e em Posse, o Estádio Serra das Araras está sendo reformado e ampliado.
Em Cavalcante, um lago está em construção; em Iaciara, um balneário; e no Distrito de São Jorge, em Alto Paraíso, as ruas estão sendo calçadas. A Praça da Matriz de Monte Alegre está passando por uma reforma total e construindo um novo estádio de futebol, com alambrado e arquibancadas. Em São João da Aliança, em Monte Alegre e em Cavalcante a AGDR constrói e equipa telecentros, cada um com dez computadores e internet banda larga.