Notícias dos Gabinetes
Álvaro homenageia engenheiros de Itumbiara
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou nesta sexta-feira, 11, uma Sessão Especial para homenagear engenheiros e arquitetos. Proposta pelo Deputado Romilton Moraes (PMDB), a iniciativa foi estendida aos demais parlamentares para que pudessem cumprimentar os profissionais da categoria. O Primeiro Secretário Álvaro Guimarães (PR) indicou os itumbiarenses Petrolinces Pantaleão de Araujo e Joaquim Silva para serem condecorados.
Ao todo, 52 engenheiros e arquitetos goianos receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, principal honraria concedida pela Assembleia. Também participaram com a indicação de homenageados o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Clube de Engenharia, Sindicato dos Engenheiros e Sindicato da Indústria da Construção Civil de Goiás – Sinduscon-GO.
Comemorado em 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro e do Arquiteto foi instituído em 1933, data em que a profissão de engenheiro foi regulamentada no Brasil. “Esses profissionais tem um papel fundamental no cenário econômico-social, pois são diretamente responsáveis pela construção do desenvolvimento, inclusive no sentido literal do verbo construir”, comentou Álvaro Guimarães.
Para o parlamentar itumbiarense, a escolha dos homenageados foi acertada. “É claro que temos outros grandes engenheiros em Itumbiara e região, mas estou certo de que foram muito bem representados pelo Dr. Petrolinces e o Dr. Joaquim. Nas pessoas dos dois, cumprimento todos os profissionais de engenharia e arquitetura por esta importante data”, concluiu o deputado. Após a Sessão, Álvaro Guimarães recebeu os homenageados e seus familiares em seu gabinete, acompanhado pela esposa Cleuza Bernardes Guimarães.
Os homenageados
Petrolinces Pantaleão de Araujo nasceu na Fazenda Grotão, município de Centralina-MG, em 31 de maio de 1953. Aos 30 dias de vida mudou-se para a Fazenda Campeira, na cidade mineira de Monte Alegre. Em junho de 1959, aos 6 anos de idade, passou a viver em Itumbiara, onde estruturou sua carreira profissional e constituiu família. Ele compareceu à Sessão acompanhado da esposa Marina Junqueira Rezende Araujo, dos filhos Gleisson e Keily Rezende Pantaleão, do genro Leopoldo Muylaert e dos pais Ulisses Pantaleão e Petronília Fernandes Araujo.
Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia, Petrolinces Pantaleão consolidou-se profissional e empresário, atuando no ramo de hotelaria como sócio e diretor presidente da empresa Ipê Plaza Hotel Ltda., com sede em Itumbiara. Com atuação bastante diversificada, ele foi, entre outras coisas, presidente do Rotary Club de Itumbiara, venerável da Loja Maçônica Cruzeiro do Sul, diretor da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara – ACII, Secretário de Obras da Prefeitura, professor universitário e presidente da Associação dos Engenheiros de Itumbiara – AENGI.
Acompanhado na homenagem pela esposa Sandra Guimarães, o também mineiro Joaquim Silva nasceu em Conceição das Alagoas em 10 de março de 1945. Toda sua formação educacional e profissional foi feita em Uberaba, onde graduou-se Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1973. No início do ano seguinte mudou-se para Itumbiara, trabalhando como engenheiro da Prefeitura e, em seguida, ocupando o cargo de Secretário de Obras durante a administração de Modesto de Carvalho.
Em meados de 1975 entrou para a iniciativa privada, passando a prestar serviços para a empreiteira Mendes Jr. na Barragem Hidrelétrica de Itumbiara. Emprestou seu nome a obras públicas municipais, estaduais e federais em vários municípios de Goiás e Minas Gerais. Responsável pela consolidação e implantação do início das obras de urbanização da Avenida Beira Rio, o engenheiro Joaquim Silva continua em franca atividade à frente da Construtora Rio Bonito Ltda., com sede em Itumbiara.