Itumbiara - a quase centenária, ainda jovem e linda!

12 de Outubro de 2007 às 09:17

Itumbiara hoje completa 98 anos de emancipação política e administrativa. A cidade que nasceu e cresceu às margens do Rio Paranaíba - e tem nele um de seus charmes - é orgulho para seus habitantes. Que têm motivos de sobra para comemorar esta data. A começar pela união de forças suprapartidárias que, a cada dia, possibilita excelentes resultados ao Município.

Neste ano de 2007, por diversas vezes contamos com a visita do Governador Alcides Rodrigues Filho, que muito prestigia nossa querida Itumbiara. Tal fato é exemplo para evidenciar a parceria entre Prefeitura, Estado e Governo Federal, resultando em interessantes verbas para o crescimento turístico local.

Atualmente, todos os goianos respeitam nossa cidade e sabem que existe, na pessoa do Prefeito José Gomes da Rocha, uma administração imparcial e coesa, com alto nível de relacionamento. Além do Prefeito, agora filiado ao mesmo partido do Governador, contamos com uma força política muito grande em favor de Itumbiara. Só para citar: é a única cidade do Sul de Goiás que tem um Deputado Estadual eleito para a atual legislatura; conseguimos um dos mais importantes cargos do Estado, que é a presidência da Saneago, muito bem exercida pelo Dr. Nicomedes Domingos Borges; e, na Câmara Federal, o Deputado Jovair Arantes mostra que mereceu os mais de 15 mil votos itumbiarenses recebidos nas últimas eleições.

Assim como na política, a economia do Município também cresce. Contamos com um forte Distrito Agroindustrial, com destaque para os grupos Caramuru, Maeda, Cargil e Braspelco, entre tantas outras importantes empresas que lá se instalaram, além das grandes indústrias de cana-de-açúcar que agora apostam em uma nova tendência. Acompanhando esta evolução, o mercado da construção civil também se desenvolveu fortemente, impulsionando mudanças na mão-de-obra qualificada.

Na área educacional, Itumbiara hoje é referência e pode ser considerada um pólo do ensino superior, com instituições públicas e privadas altamente qualificadas e de reconhecida competência no trato da Educação. Como principais pontos turísticos, temos o Rio Paranaíba, com o belíssimo calçadão da Avenida Beira Rio, e a Represa de Furnas.

O velho Distrito de Santa Rita do Paranaíba é hoje a bela Itumbiara. O mesmo "Caminho da Cachoeira" de sempre, como o próprio nome tupi-guarani designa. Porta de entrada do Estado - para quem chega de Minas Gerais - é, sem dúvida, um dos municípios goianos mais competitivos e o maior exportador de Goiás. Cidade de terras férteis e um povo forte, trabalhador e hospitaleiro! Por essas e outras características, atrai grandes investimentos e encanta a todos que a conhecem.

Aos 98 anos e com um enorme potencial. Parabéns a esta jovem senhora! E parabéns a todos que fazem dela a nossa querida Itumbiara!