Jardel dita o ritmo de campanha contra o fumo

01 de Junho de 2009 às 12:10
Deputado estadual tucano e Prefeitura Municipal de Goiandira realizaram "Iª. Caminhada da Saúde" no Dia Mundial de combate ao tabaco. Percurso, na GO-210, chegou a 14,8 quilômetros

Numa caminhada em que São Pedro também fez a sua parte, o deputado estadual Jardel Sebba (PSDB) liderou mais de 300 pessoas para alertar sobre os males do cigarro. A ‘Iª. Caminhada da Saúde’ foi uma campanha do ‘Programa do Jardel’ – transmitido semanalmente pela Rádio Sucesso FM de Catalão – em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiandira, que garantiu toda a estrutura médica e distribuição de água durante o percurso. Mesmo com uma fina garoa que caiu antes da metade do trajeto, os participantes não desanimaram.

Jardel e o prefeito de Goiandira Odemir Moreira (PR) deram a largada pontualmente às 8 da manhã deste domingo, ao lado dos vereadores de Catalão Rodrigão (PSDB), Regina Félix (PSDB), Silvano Mecânico (PR) e do prefeito de Nova Aurora Jerônimo Carneiro (PT). Jardel se preocupou com todas as etapas da maratona: profissionais de Educação Física organizaram alongamento, médicos e enfermeiras conscientizaram da importância do exercício físico, e policiais militares e bombeiros garantiram a segurança do pelotão durante todo o trecho da GO-210 percorrido.

“A idéia surgiu dentro dos estúdios da Rádio Sucesso e, de lá, já começamos uma grande mobilização com a intenção de conscientizar as pessoas dos males do cigarro. Unimos o Dia Mundial de combate ao tabaco à grande determinação de centenas de amigos e companheiros que atenderam ao nosso convite”, explicou Jardel. Muitos cidadãos se destacaram pela determinação com que participaram do evento, como o goiandirense Tércio Mariano, de 88 anos, que fez praticamente todo o percurso ao lado do deputado catalano. Tércio é recordista mundial desde 2007, quando provou que é o jogador de futebol mais velho em atividade.

Jardel cumpriu o trajeto – 14,8 quilômetros – em duas horas e seis minutos. “Espero que a nossa luta tenha valido à pena. Nossa intenção é continuar, anualmente, realizando essa grande mobilização”, adiantou.

LEI SANCIONADA – Assim que chegaram à cidade de Goiandira, os participantes foram recepcionados por autoridades municipais na quadra da Maçonaria, onde foi oferecido um lanche. Odemir Moreira sancionou lei municipal proibindo cigarros e derivados – cachimbos, por exemplo – em qualquer estabelecimento público ou privado da cidade. Lei semelhante foi sancionada pelo governador de São Paulo José Serra (PSDB) no mês passado.