Notícias dos Gabinetes
Álvaro homenageia jornalistas de Itumbiara
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou Sessão Especial nesta segunda-feira, 5, em homenagem ao Dia do Jornalista. A iniciativa foi do deputado Fábio Sousa (PSDB), que estendeu a oportunidade aos demais parlamentares. Na ocasião, 48 profissionais foram condecorados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, principal honraria concedida pelo Parlamento goiano.
O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) indicou Anália Morais, Luiz Pedro e Carlos Karol, todos de Itumbiara. Apenas a primeira compareceu à Sessão, realizada em Goiânia. Cerca de duas horas antes da solenidade, Luiz Pedro fez contato por telefone, agradeceu a honraria e pediu desculpas ao parlamentar, impossibilitado de se deslocar até a capital por causa de imprevistos. Na manhã seguinte, a assessoria do republicano procurou Karol, que também alegou problemas de última hora. Álvaro Guimarães está com as medalhas para repassá-las aos homenageados que não puderam comparecer à Sessão.
A cerimônia foi aberta pelo Deputado itumbiarense que depois transferiu o exercício da presidência a Romilton Moraes (PMDB). Autor da propositura, Fábio Sousa destacou em discurso a importância desses profissionais no tratamento da notícia, salientando que para o exercício do Jornalismo é preciso, antes de tudo, vocação. “O deputado Fábio Sousa foi feliz em seu discurso, pois os jornalistas tem um papel fundamental na sociedade, além da responsabilidade de informar e também formar os cidadãos”, avalia Álvaro Guimarães.
Representando os homenageados, o secretário de redação do jornal Diário da Manhã, Deusmar Barreto, falou que a comenda deve simbolizar a resistência e luta dos profissionais da imprensa em Goiás. “Enfrentamos um cenário de adversidades em face do encolhimento dos veículos de comunicação, já que há uma asfixia financeira que gera demissões em massa e atrasos nos salários da categoria”, desabafou.
Deusmar Barreto considera que a imprensa em Goiás sobrevive de maneira heróica, tendo como combustível o ideal, a abnegação e o sacrifício de jornalistas que insistem em manter as estruturas de comunicação. “Isso porque sabemos que essas estruturas são fundamentais para o debate, a informação, a análise e a crítica que propiciam a correção de rumos da sociedade, a fiscalização dos atos dos governantes e o advento das mudanças”, conclui o jornalista.
O Dia Nacional do Jornalista é celebrado oficialmente em 7 de abril. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa – ABI em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em 22 de novembro de 1830. Sua morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, a data foi instituída para lembrar a atuação destes importantes profissionais.
Os homenageados
Anália Divina Morais Cavalcante compareceu à Assembleia Legislativa acompanhada pelo esposo Voltaire Aires Cavalcante Neto. Natural de Itumbiara, ela escolheu o Jornalismo como profissão. Foi funcionária do Fórum daquela Comarca, secretária de gabinete do ex-prefeito Waterloo Araújo, assessora parlamentar e repórter do jornal Folha de Notícias. Atualmente, Anália Morais é diretora e editora chefe do jornal Correio do Centro-Oeste, em circulação desde 1997.
Nascido em Frutal-MG, Luiz Pedro Barbosa Silveira responde pelo mais antigo veículo impresso da região Sul de Goiás. Casado com a jornalista Eloíza Nogueira Paiva Barbosa Silveira, ele atua na área de jornalismo há 32 anos. Luiz Pedro é diretor do jornal O Regional de Itumbiara, com 24 anos de circulação no Sul de Goiás e região do Vale do Paranaíba, no vizinho Estado de Minas Gerais.
Carlos José Silva, mais conhecido como Karol, nasceu em Itumbiara e há anos entrou para a comunicação. Trabalhou nas duas principais emissoras de rádio da cidade: Difusora e Paranaíba. Foi redator, locutor-entrevistador, apresentador, narrador esportivo e comentarista. Paralelamente, desenvolveu a função de assessor de comunicação da prefeitura de Centralina-MG, durante a administração de Joédis Ferreira Marques, entre 2000 e 2004. Ex-presidente do Clube de Imprensa de Itumbiara, atualmente, Karol é diretor do jornal Interativo, com circulação diária em todo o Sul de Goiás, além de presidente do Rotary Club Rio Paranaíba para o ano rotário 2010/2011.