Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Álvaro endossa pedidos da OAB-Itumbiara

03 de Março de 2010 às 20:16
Entidade foi ao TJ-GO requerer provimento das varas criadas recentemente na Comarca.

O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) acompanhou comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção de Itumbiara em audiência no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Eles foram pedir ao Desembargador Presidente Paulo Teles que seja feito o provimento das varas recentemente criadas na Comarca itumbiarense. Também reforçaram a comitiva o Desembargador Rogério Arédio Ferreira e o Presidente da Saneago, Nicomedes Domingos Borges.

“Itumbiara é uma comarca privilegiada. Nós da OAB só temos a agradecer ao Tribunal de Justiça e reafirmar que somos parceiros. Conseguimos a criação das varas e agora viemos requerer o provimento das mesmas”, declarou Geraldo Augusto Mateus, presidente da Ordem em Itumbiara. O Deputado reforçou o pedido, enfatizando que esta é uma reivindicação justa. “Nós lutamos para que essas novas varas fossem uma realidade e acreditamos que elas vão dar mais agilidade aos advogados em nossa cidade, que são de alto nível”, acrescentou Álvaro Guimarães.

Ex-presidente da OAB Subseção Itumbiara, Nicomedes Borges conhece bem o dia-dia da advocacia no Município e sabe das necessidades que deverão ser supridas com esse provimento. “Isso implica quase nada no orçamento do Tribunal de Justiça. Por isso, contamos com o deferimento”, defendeu. Para evitar qualquer objeção, Rogério Arédio antecipou que seria difícil se não houvesse onde abrigar as varas criadas. “O espaço físico existe e o mobiliário também. Além disso, é uma Comarca disputada, Itumbiara é uma bela cidade e com excelente qualidade de vida. Qualquer juiz quer ir pra lá”, justificou o Desembargador.

Segundo o Presidente do TJ-GO, o maior empecilho é mesmo a falta de magistrados. Ele citou a baixa aprovação alcançada no último concurso e lamentou que Goiás “esteja exportando” juízes para outros Estados. “Juiz não tem. Ainda assim, estou instalando todas as varas que foram criadas. Faremos o mesmo em Itumbiara, desde que um juiz da Comarca aceite e se comprometa a ter a sua competência estendida até a chegada de um novo juiz”, explicou Paulo Teles.

O Desembargador-Presidente se prontificou a conversar com o Diretor do Fórum de Itumbiara, Roberto Neiva, para resolver a questão. Atualmente, 260 advogados estão inscritos na OAB do Município. Estão em funcionamento as 1ª e 2ª Vara Cível, que respondem pela Família, Juizado da Infância e Juventude e Fazenda Pública; 4ª Vara Criminal e as varas dos Juizados Especiais Cível e Criminal. As novas varas são três, de forma que Família e Fazendas Públicas se tornem independentes e outra Criminal reforce o atendimento à demanda.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.