Assembleia homenageia os mais votados em 2008

14 de Maio de 2009 às 10:11
A Sessão Especial foi proposta pelo Deputado Álvaro Guimarães para cumprimentar prefeitos e vereadores que alcançaram as maiores votações proporcionais em todo o Estado.

A Assembleia Legislativa homenageia os 5 prefeitos e 5 vereadores mais votados proporcionalmente em todo o Estado de Goiás nas eleições de 2008. A Sessão Especial, proposta pelo 1º Secretário Álvaro Guimarães (PR) e aprovada em requerimento por unanimidade dos parlamentares, acontece nesta quinta-feira, 14, às 16 horas.

“Esta é a forma que encontramos de cumprimentar os prefeitos e vereadores que se destacaram nas últimas eleições. Ao mesmo tempo, estamos reafirmando o compromisso de cada um deles com a população”, justifica Álvaro Guimarães. Segundo o deputado, foi feito um levantamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral para relacionar os mais votados.

O parlamentar ressalta que foram considerados os votos nominais, em relação ao total dos apurados em cada Município goiano. “Acreditamos que este foi o critério mais justo, por representar, de fato, a escolha dos eleitores”, salienta. Cada um dos homenageados recebe uma placa, destacando o desempenho da campanha vencedora.

Confira, abaixo, os homenageados.  Prefeitos  1º - José Gomes da Rocha (PP)Reeleito para a prefeitura de Itumbiara com 84,49% dos eleitores a seu favor. Foi o grande campeão de votos nas eleições de 2008. Sua trajetória política começou aos 18 anos de idade, quando elegeu-se vereador pela primeira vez. Depois disso, nunca ficou sem mandato. Foi 4 vezes Deputado Federal e também elegeu-se Deputado Estadual. É um dos mais cotados candidato a vice-governador em 2010.  2º - Hermano de Carvalho (PSDB)Começou na vida pública por acaso. Amigo do Senador Marconi Perillo (PSDB), quando este era Governador, articulou para conseguir obras e melhorias para Aruanã. Em 2004, elegeu-se prefeito. Desenvolveu um bom trabalho, que contribuiu diretamente para o aumento de sua aprovação. Agora, para a reeleição, alcançou 82,18% dos votos nominais.  3º - Thelsandro de Almeida Figueiredo (PTB)Com 28 anos de idade e estreante na política, obteve a aprovação de 81,15% dos eleitores de Israelândia. Empresário bem sucedido e com grande visão de futuro, faz planos para o desenvolvimento da cidade e da região Oeste de Goiás. Téo Figueiredo abriu mão de seu próprio salário como prefeito, que é revertido na compra de medicamentos para a população de baixa renda.  4º - Luiz Alberto Maguito Vilela (PMDB)Tem respeitável currículo político. Começou como vereador em Jataí, cidade em que nasceu. Depois, elegeu-se Deputado Estadual, Deputado Federal, Vice-Governador de Goiás e, posteriormente, Governador deste Estado. Foi, ainda, Senador da República e Vice-Presidente do Banco do Brasil. Deixou este último cargo para ser prefeito de Aparecida de Goiânia, somando 81,11% dos votos.   5º - Adair Henriques da Silva (PSDB)Agropecuarista, estreou na vida pública na década de 1970, elegendo-se vereador e, logo em seguida, prefeito de Bom Jesus. Retornou à política 20 anos depois, sendo eleito prefeito por mais 2 mandatos consecutivos. Depois de administrar o Município de 1997 a 2004, candidatou-se novamente no ano passado, vencendo com facilidade. Para o seu 4º mandato, recebeu 79,46% dos votos.  Vereadores  1º - Franc Helvis Vaz (PP)Mais conhecido como Dr. Franc. Foi eleito para o segundo mandato consecutivo em Palminópolis. Em 2004, já havia sido o mais votado proporcionalmente em todo o Estado, com 10,75%. Garantiu novamente o primeiro lugar, com uma votação ainda mais expressiva, chegando a 14,49%.  2º - Danilo Max de Souza Costa (PR)Formado em Educação Física pela UEG, o republicano tem 24 anos de idade e trabalhou como funcionário público antes de eleger-se vereador para a Câmara de São Patrício. Para chegar à segunda posição no levantamento, conquistou 12,65% da aprovação dos eleitores.  3º - Odilon Ferreira Borges (PDT)Natural de Hidrolândia, este comerciante elegeu-se vereador pela primeira vez em 1999. Mais conhecido como Pezão, recebeu 12,10% dos votos e cumpre, agora, o seu segundo mandato. Atualmente, é Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Aurora.  4º - Edmar Borges de Lima (PMDB)É natural de Sanclerlândia, mas descobriu-se político em Buriti de Goiás. Formado em Direito pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, tem forte militância na região. Para este mandato, alcançou uma das maiores proporcionalidades em Goiás, com 11,93% dos votos.   5º - Ulysses Divino Lopes (PR)

Nascido e criado em Mairipotaba, foi comerciante e Secretário de Finanças do Município por quase 2 anos. Nas eleições de 2008, esse republicano elegeu-se vereador com 11,71% dos votos.