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Audiência defende ramal da Norte-Sul em Itumbiara
“Um sonho que se sonha só é apenas um sonho; um sonho que se sonha junto vira realidade”, comenta frequentemente o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR), tomando emprestadas as palavras de Carlos Drummond de Andrade. Tamanha inspiração poética traduz o otimismo do parlamentar em relação ao projeto de extensão da Ferrovia Norte-Sul, incluindo a passagem dos trilhos por Itumbiara, no Sul de Goiás.
Segundo o republicano, o município tem tudo para conquistar o tão sonhado ramal ferroviário. Além das características geográficas e econômicas, Itumbiara ganha força política para reivindicar a execução do projeto. “A cidade tem localização privilegiada e uma forte participação na economia do Estado. O maior exportador de Goiás está aqui, que é a Caramuru Alimentos. Agora, temos também a união política suprapartidária para alcançarmos este objetivo”, avalia Álvaro Guimarães.
A expectativa é de que tal união seja comprovada em audiência pública nesta quinta-feira (02/07), às 15 horas no auditório da ULBRA, em Itumbiara. Várias autoridades confirmaram presença. Dentre elas, o Governador Alcides Rodrigues Filho (PP), o Vice-Governador Ademir Menezes (PR), os deputados federais Sandro Mabel (PR), Jovair Arantes (PTB), Ronaldo Caiado (DEM), Raquel Teixeira (PSDB), Leandro Vilela (PMDB) e Carlos Leréia (PSDB). Também são esperadas dezenas de autoridades dos municípios vizinhos, como prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores.
O anfitrião e prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PP), é um dos grandes parceiros de Álvaro Guimarães na defesa dessa extensão ferroviária. “Com a ajuda do prefeito Zé Gomes, do Governador Alcides, da bancada goiana na Câmara dos Deputados e demais autoridades regionais, vamos cobrar este ramal junto ao Governo Federal”, anuncia o parlamentar.
Valec
Convidado especial do evento, o presidente da Valec, Juquinha das Neves, ouvirá atentamente as justificativas das autoridades políticas e representantes de entidades que reivindicam o ramal da Norte-Sul em Itumbiara. No fim do mês de março, ele recebeu em seu gabinete, em Brasília, Álvaro Guimarães, Sandro Mabel e Cairo Batista, Secretário Municipal da Indústria e Comércio. A proposta da extensão ferroviária foi apresentada e ficou acertado que seria feito o estudo de viabilidade por parte da Valec.
“Esta audiência marca o início dos trabalhos para os trilhos de Itumbiara, uma cidade que precisa e que, pela sua importância, justifica receber este ramal”, afirma Mabel. O parlamentar garante que vai conseguir o empenho da bancada do PR na Câmara Federal, e dos demais deputados goianos, para incluir no Orçamento de 2010 uma emenda destinando recursos para o início da obra. “Esta emenda é para atender a um pedido do Deputado Álvaro, que tem uma grande preocupação e atenção com a cidade de Itumbiara. Com o apoio do Deputado Jovair Arantes e do Prefeito José Gomes, vamos fazer com que esse projeto se torne realidade”, acrescenta Mabel.
O comprometimento com esta emenda resultou num aumento da expectativa para a execução do projeto. Principalmente, considerando-se as declarações do presidente da Valec. “Com esta união de forças pelo ramal, fica mais fácil. Vamos construir esta ferrovia a todo vapor e, se depender das lideranças atuantes, com certeza vamos passar por Itumbiara”, declarou Juquinha das Neves.
Esta manifestação positiva anima ainda mais o Deputado Álvaro Guimarães. “Itumbiara já é uma cidade muito promissora e com enorme potencial para atrair grandes indústrias, principalmente relacionadas ao agronegócio. A estrada de ferro será um atrativo a mais, possibilitando, entre outras coisas, um frete mais barato”, justifica o republicano.
O projeto
O projeto original da Ferrovia Norte-Sul prevê que, em Goiás, os trilhos vão sair de Anápolis, passando por Palmeiras, Acreúna, Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis e Canal de São Simão, chegando ao Triângulo Mineiro e seguindo até São Paulo. O novo ramal ligará Santa Helena a Itumbiara e poderá alcançar a região do Triângulo Mineiro no encontro da Ferrovia Centro-Atlântica. A estimativa é de que a extensão englobe de 120 a 130 quilômetros em linha reta. “A ferrovia vai completar nossa logística, que já é boa no sentido rodoviário, com o entroncamento das BRs 153 e 452”, reforça Álvaro Guimarães.
A cidade de Itumbiara é a maior exportadora do Estado, tendo como principal produto a soja e seus derivados. O pedido do ramal ferroviário para o Município, segundo o parlamentar itumbiarense, se deve ao potencial a ser aproveitado. “No futuro, Itumbiara será um centro de comercialização de álcool e açúcar, atraindo novos investimentos. Ficará faltando apenas outro grande sonho, das eclusas de Cachoeira, São Simão e Itumbiara, tornando navegável o maior trecho da Hidrovia Paraná-Tietê”, conclui.