Notícias dos Gabinetes
Valec confirma ramal da Norte-Sul em Itumbiara
“Itumbiara tem carga. Se estamos construindo uma ferrovia para transporte de cargas, nós temos que traçar essa ferrovia para Itumbiara”, afirmou Juquinha das Neves, presidente da Valec, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira, 2, em Itumbiara. O evento foi promovido pelo Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) para garantir a união de forças suprapartidárias com o objetivo de defender um ramal da Ferrovia Norte-Sul na cidade.
O Governador Alcides Rodrigues (PP) e o vice Ademir Menezes (PR) ocuparam lugar ao centro da mesa, com a direção dos trabalhos feita pelo próprio Álvaro Guimarães. Com o apoio do prefeito José Gomes da Rocha (PP), o parlamentar conseguiu reunir autoridades dos mais variados partidos, com a participação de municípios vizinhos e um total de aproximadamente 500 pessoas.
Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) representaram o Senado. Da Câmara dos Deputados estavam presentes Sandro Mabel e Chico Abreu, ambos do PR. Adriete Elias (PMDB), Cilene Guimarães (PR), Vanuza Valadares (PSC), Isaura Lemos (PDT), Honor Cruvinel (PSDB), Coronel Queiroz (PTB) e José Nelto (PMDB) foram os representantes do Parlamento goiano. Também registraram presença dois secretários de Estado: Oton Nascimento (Planejamento) e Sérgio Caiado (Infraestrutura).
Todos ouviram atentos as palavras do presidente da Valec, responsável por encerrar as discussões. “Assumo este compromisso com o povo de Itumbiara. Dentro de poucos dias vocês verão as realizações. Itumbiara vai estar ligada ao mundo, através da Norte-Sul”, prometeu Juquinha das Neves. Segundo ele, a dificuldade agora é a licença prévia ambiental, já que o apoio político e financeiro está garantido pelo comprometimento da bancada federal em apresentar uma emenda prevendo os recursos no orçamento para o início da obra.
Questionado por Álvaro Guimarães sobre a possibilidade de se afastar da Valec para candidatar-se nas próximas eleições, Juquinha foi veemente: “Quero deixar este projeto pronto. Mesmo que eu seja candidato ao Governo do Tocantins, até a época da minha desincompatibilização, eu quero que essa obra seja iniciada”, declarou.
Juquinha das Neves falou das primeiras ações para conquistar verbas destinadas à construção da Ferrovia Norte-Sul e anunciou que a Valec já conta com os recursos para executar a obra até Anápolis. Sobre a viabilidade do ramal em Itumbiara, ele ressaltou que só foi constatada pelo empenho do parlamentar republicano. “O Deputado Álvaro me procurou pedindo este ramal e eu compreendi que era algo possível, pois Itumbiara é uma cidade que produz e exporta”, comentou, destacando a importância da audiência.
Antes mesmo de o presidente da Valec se pronunciar garantindo a extensão ferroviária da Norte-Sul em Itumbiara, Álvaro Guimarães se mostrava confiante. Ao fazer uso da palavra, precedendo Ademir Menezes e Alcides Rodrigues, o Deputado justificou o otimismo: “O Juquinha é de Goiás, é nosso. O Ministro dos Transportes é nosso e é do PR. Nós temos o PAC e vontade política. Queremos ouvir o Juquinha bater o martelo e dizer que teremos este ramal. Eu acho que a gente consegue. Ninguém ganha na loteria sem comprar o bilhete”, concluiu.
O resultado da audiência pública foi considerado positivo por todos os presentes. Prefeitos, vereadores e demais autoridades do Sul de Goiás e da vizinha cidade mineira de Araporã cumprimentaram o deputado itumbiarense pelo sucesso de sua iniciativa. E não foram poucos os que afirmaram, ao final do encontro, que o “bilhete” de Álvaro Guimarães foi premiado.