Notícias dos Gabinetes
Álvaro presta homenagem às mulheres
Como acontece anualmente, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou, na última segunda-feira, 8, Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O Deputado Álvaro Guimarães (PR) presidiu a solenidade, que foi proposta por Isaura Lemos (PDT). À oportunidade, 65 mulheres foram condecoradas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, que é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.
Como cada parlamentar poderia indicar duas homenageadas, o itumbiarense teve dificuldades para definir os nomes. “Gostaríamos de entregar a medalha a muitas outras mulheres. Como não é possível, tenho certeza de que todas foram muito bem representadas pelas escolhas que fizemos”, pondera Álvaro Guimarães. O Deputado indicou as senhoras Deusa Rosa da Silva Alexandre e Leonilda Aparecida de Paula Miguel, respectivamente, primeiras-damas de Panamá e Castelândia.
As duas homenageadas compareceram à Assembleia acompanhadas pelos esposos e prefeitos daqueles municípios, Divino Alexandre e Ednaldo Andrade, o Meinha, ambos do PMDB. Também esteve presente o prefeito Robson Lima (PSB), de Cachoeira Dourada, para prestigiar sua esposa, a primeira-dama Mariarlene Castanheira Lima.
Entre outras autoridades, participaram da Sessão a representante do Tribunal de Justiça de Goiás, Maria Elizeth Fayad, a secretária estadual das Mulheres, Denise Carvalho, e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-GO, Maria Lucila Carvalho. A medalha entregue leva o nome de Berenice Teixeira Artiaga em homenagem à primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil, no ano de 1951. As constantes lutas e conquistas das mulheres deram a tônica a todos os discursos, com exemplos variados de personalidades do sexo feminino que se destacaram na história de Goiás e do mundo.
As homenageadas
Deusa Rosa da Silva Alexandre nasceu em Itumbiara em 6 de fevereiro de 1966. Cursou primeiro e segundo graus em escolas públicas de Panamá, formando em Contabilidade e Magistério. Na vizinha cidade de Goiatuba, graduou-se em Pedagogia e Biologia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich. Pós graduou-se em Metodologia do Ensino pela mesma instituição e em Ciências da Natureza pela Universidade de Brasília – UNB.
Deusa Alexandre é funcionária pública estadual há 27 anos e funcionária municipal há 16. Casada com o prefeito Divino Alexandre, o acompanha ativamente na política. Além de exercer as funções de primeira-dama, ela responde também como Secretária de Assistência e Promoção Social de Panamá. O mesmo cargo foi ocupado por ela nas gestões de 1997 a 2000 e 2001 a 2004.
Leonilda Aparecida de Paula Miguel é mineira da cidade de Canápolis. Nasceu em 23 de novembro de 1964. Atualmente, cursa o ensino superior em Serviço Social, uma área que ela conhece muito bem na prática. Sob seu comando e orientação, vários projetos voltados para a saúde e questões sociais foram e são desenvolvidos em Castelândia. Dentre eles, podem ser destacadas as implantações do Programa Conviver, de atenção ao idoso, e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Município.
Também em sua gestão, foram implantados o Programa de Saúde da Família – PSF e o Programa Saúde Bucal, entre tantos outros. Casada com o prefeito Ednaldo Andrade, o Meinha, Leonilda Miguel exerce seu terceiro mandato como primeira-dama de Castelândia. A exemplo do que aconteceu nas gestões de 1997 a 2000 e 2001 a 2004, atualmente ela responde ainda pela Secretaria de Saúde e Secretaria de Promoção e Assistência Social.