Notícias dos Gabinetes
Álvaro é reeleito para o 5º mandato
A base eleitoral do parlamentar se concentra, principalmente, na região Sul de Goiás, onde teve a grande maioria dos votos. No entanto, seu nome foi lembrado por eleitores de todas as regiões do Estado, obtendo votos em 142 municípios. “É gratificante analisar esta votação, pois a recebo como um reconhecimento a minha atuação parlamentar”, considera o republicano.
Num comparativo com o pleito anterior, quando foi eleito com 18.646 votos, a votação de Álvaro Guimarães aumentou 31,12%. Na capital, onde não fez nenhum tipo de campanha, exceto a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, a aceitação por seu nome praticamente dobrou. O itumbiarense foi o escolhido por 849 eleitores em Goiânia.
Em sua cidade natal o resultado talvez tenha ficado um pouco abaixo da expectativa. O fato, no entanto, é facilmente explicado pelo número excessivo de concorrentes. Só em Itumbiara foram lançados 11 candidatos a Deputado Estadual. Somando-se com mais dois de Bom Jesus e outro em Buriti Alegre, a disputa não tinha mesmo como ser fácil. Isso sem contar os quase 8 mil votos depositados a eleitores de fora.
“Itumbiara correu um grande risco de ficar sem representante na Assembleia Legislativa. Só conseguimos garantir nossa reeleição com o apoio de outros municípios”, explica Álvaro Guimarães, lembrando que somou quase 15 mil votos fora de seu domicílio eleitoral. “Temos que cumprimentar o vereador Gugu Nader (PMDB) pela expressiva votação que teve em Itumbiara. Se ele também tivesse conquistado votos fora, a cidade e a região estariam ainda mais fortalecidas politicamente, pois poderíamos ter feito dois Deputados Estaduais”, avalia.
Outro fato que reforça a reeleição de Álvaro Guimarães é a renovação provocada na Assembléia Legislativa, superior a 53%. Os parlamentares que foram reeleitos para a 17ª Legislatura e os 22 novatos tomarão posse no dia 1º de fevereiro de 2011. “Esta talvez seja a maior renovação que já ocorreu no Parlamento Goiano. Teremos a oportunidade de unir a experiência com as novas idéias. Particularmente, acredito que o povo goiano só tem a ganhar com isso”, conclui.