Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Secretária confirma reforma em escolas

06 de Outubro de 2008 às 15:21
Em alguns casos, em substituição às escolas de placa, serão construídas novas unidades.

Em entrevista recente à Rádio Difusora de Itumbiara, a Secretária de Estado da Educação, Milca Severino, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a reformulação das unidades escolares, em especial as antigas escolas de placa. Especificamente, a professora falou sobre instituições de Itumbiara, Cachoeira Dourada e Buriti Alegre, conforme reivindicações feitas pelo Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR).

 

A exemplo do que ocorreu com o Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Júnior, que está prestes a ser reinaugurado após uma longa reforma, o Colégio Dom Veloso aguarda por novas obras. Segundo a secretária, o projeto está na Agetop em fase de licitação.

 

Outras duas escolas de Itumbiara, há tempos, exigem uma atenção especial: José Flávio Soares, na Vila Mutirão, e Damores do Amaral Medeiros, no Bairro Nossa Senhora da Saúde. Ambas fazem parte das antigas escolas de placa, que o Governo tem por objetivo substituir em sua totalidade.

 

“A Escola José Flávio Soares está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2009. O projeto prevê a construção de uma nova unidade Padrão 2000”, afirmou Milca Severino. “Uma escola que dará orgulho à comunidade”, acrescentou. De acordo com a secretária, a obra está orçada em R$ 1,6 milhão e compreende a construção de 8 salas de alvenaria, com estrutura laboratorial para aulas de ciências e informática, além de quadra de esportes coberta.

 

Esse modelo de escola, chamado Padrão 2000, valoriza os espaços de convivência, favorecendo a aproximação dos alunos, professores e demais servidores. Construídas em tijolo aparente e com uma grande área central coberta, estas escolas são ideais para atividades coletivas e pedagógicas e, ainda, para eventos que envolvam diretamente a comunidade.

 

Tal obra está prevista apenas para o próximo ano. No entanto, a secretária garantiu que uma reforma emergencial será feita na escola, que está perdendo parte do telhado. “Com a chegada das chuvas, esse problema não pode esperar. O telhado desta escola será recuperado”, assegurou Milca Severino.

 O caso da Escola Damores do Amaral Medeiros é um pouco mais delicado. Embora seja uma unidade de placa, a metragem da instituição não está dentro do necessário para ser contemplada pelo PAC. A escola ocupa uma área de 1.800m2, quando o mínimo exigido para a substituição é de 4mil m2. “Já estamos buscando uma alternativa numa parceria entre a Prefeitura de Itumbiara e o Governo Estadual. O Município entra com o terreno e o Estado constrói a nova escola para o bairro Nossa Senhora da Saúde”, adiantou Álvaro Guimarães. Cachoeira e Buriti 

Também a pedido do Deputado Álvaro Guimarães, a secretária se pronunciou a respeito de outras duas escolas, uma em Cachoeira Dourada e outra em Buriti Alegre. Em Cachoeira, trata-se da Escola Inácio Pinheiro Paes Leme, que há tempos necessita de reforma. A obra já foi autorizada pelo Governo e estava prevista para começar em abril passado.

 

“Vários processos estão parados, mas firmamos um compromisso com a Secretaria de Educação, autorizado pelo próprio Governador Alcides Rodrigues Filho, de que será dada prioridade a esta reforma”, ressaltou o parlamentar. E em Buriti Alegre, a reforma da Escola Padre Nestor Maranhão também já foi solicitada. Atualmente, o processo encontra-se em fase de licitação na Agetop.

 Ainda, durante a entrevista à Rádio Difusora de Itumbiara, a secretária elogiou a atuação de Álvaro Guimarães, especificamente na defesa pela Educação. “O deputado Álvaro Guimarães é um parlamentar atuante, que reivindica, fiscaliza e cobra pessoalmente as melhorias para a Educação. A região Sul está muito bem representada. Não passa uma semana sem que ele nos faça uma cobrança. E, por esse trabalho forte, nós nos empenhamos sempre ao máximo em atendê-lo”, concluiu Milca Severino.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.