Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
TJ lança obras em Panamá e Bom Jesus

10 de Novembro de 2009 às 21:34
Os novos Fóruns das duas comarcas deverão ser inaugurados no prazo máximo de um ano.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Paulo Teles, lançou sábado (7) as pedras fundamentais para construção dos fóruns de Panamá e Bom Jesus. Nos dois municípios ele anunciou que as obras serão executadas no prazo máximo de um ano. “Estamos licitando 46 fóruns no Estado. Pretendo iniciar todos na minha gestão, contribuindo, assim, para melhorar a vida dos nossos juizes, servidores e população”, declarou.

Durante todo o dia, enquanto percorreu os municípios, Paulo Teles esteve acompanhado de perto pela esposa Maria do Socorro Ribeiro Teles, presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) e o Desembargador Rogério Arédio Ferreira, além de outras autoridades. Nas duas cidades, eles foram recebidos com festa e grandes multidões.

A agenda teve início em Panamá, com o lançamento da pedra fundamental no terreno onde será construída a nova sede da comarca. A área de 5.400 metros quadrados foi doada pela prefeitura, com aprovação unânime da Câmara de Vereadores, e atende todas as exigências feitas pelo TJ-GO. O evento contou como parte das comemorações do aniversário de 57 anos de emancipação política da cidade, que acontece neste dia 14.

Um café da manhã oferecido pelo prefeito Divino Alexandre (PMDB) possibilitou que a população prestigiasse as solenidades e esclarecesse dúvidas. Contente com a participação pública, o presidente afirmou que o Judiciário deve estar mais próximo do povo, garantindo-lhe segurança e dignidade. “Precisamos ampliar nossas comarcas e melhorar a prestação de serviço jurisdicional. Estamos inaugurando uma nova era no Judiciário goiano”, defendeu Paulo Teles.

Ao final da manhã, a vereadora Rejane de Paula, presidente da Câmara Municipal, coordenou os trabalhos da Sessão Especial para entrega de títulos de cidadania panamaense ao presidente do Tribunal e outras autoridades, dentre elas a juíza de direito Sabrina Rampazzo, diretora do Foro de Panamá. A homenagem a Paulo Teles foi entregue pelo prefeito Divino Alexandre e o Deputado Álvaro Guimarães.

Para o parlamentar itumbiarense, o lançamento da pedra fundamental põe fim a um antigo receio da população de que a comarca de Panamá fosse extinta e a competência transferida ao Judiciário de Cachoeira Dourada. “O presidente Paulo Teles deixou claro em seu discurso que isso nunca existiu. Em vez de acabar com a comarca de Panamá, eu trabalhei insistentemente pela construção de um novo Fórum, de uma sede própria. O que também fiz por Bom Jesus. E ainda consegui, quando relator da reforma do judiciário, que fosse criada uma nova comarca na região sul, na cidade de Cachoeira Dourada”, concluiu Álvaro Guimarães.

Antes de a Sessão Especial ser encerrada, o Deputado pediu licença, quebrou o protocolo e interrompeu o discurso de agradecimento de Paulo Teles para solicitar que a inauguração do Fórum fosse realizada durante a próxima festa em louvor ao Divino Pai Eterno, ou seja, em julho de 2010. O presidente disse que não poderia garantir devido ao cronograma do TJ, mas que, dentro das possibilidades, o pedido será atendido e que no prazo máximo de um ano o prédio estará em funcionamento.


Bom Jesus


Partindo de Panamá, a comitiva seguiu para a vizinha cidade de Bom Jesus que, no último sábado, completou 46 anos de emancipação política. Após serem recebidas pelo prefeito Adair Henriques (PSDB) em sua casa, as autoridades seguiram para o terreno onde o prédio será construído. O lançamento da pedra fundamental foi feito em clima de festa. “Esta é uma grande conquista que alcançamos com a união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, avaliou o deputado itumbiarense.

Durante discurso, o prefeito agradeceu o apoio incondicional de Álvaro Guimarães e de todos os vereadores. “Alcançamos esta conquista com o empenho do Deputado Álvaro. Os vereadores apoiaram a prefeitura e agora estamos ansiosos pela obra que será feita pelo Tribunal de Justiça”, afirmou Adair Henriques. O presidente do TJ-GO também destacou a atuação do parlamentar. “O Deputado Álvaro, meu amigo, é atuante, persistente e incansável. Ele conseguiu quase 10% das obras que estamos licitando, através dos fóruns que serão construídos em Bom Jesus, Panamá e Cachoeira Dourada”, comentou Paulo Teles.

Após um almoço de confraternização oferecido pela prefeitura, as autoridades seguiram para a Câmara Municipal, onde o desembargador foi agraciado com novo título de cidadania, desta vez, bom jesuense. “Esta homenagem é uma retribuição à atenção dispensada pelo presidente Paulo Teles a nossa cidade”, justificou Wender Cunha, presidente da Casa. “É mais uma homenagem justa e merecida ao presidente do Tribunal de Justiça, que tem desempenhado um papel inédito na história do Judiciário goiano”, opinou Álvaro Guimarães.

O terreno doado pela Prefeitura de Bom Jesus tem uma área de 6720 metros quadrados. A obra prevê um prédio de 700 metros quadrados. Embora seja classificado como simples, o imóvel deverá oferecer toda a estrutura para atender as necessidades do Judiciário Municipal, inclusive com capacidade para dois juizes, instalações dignas para juizados, OAB e Ministério Público. Além disso, a estrutura é modular e o projeto permite a ampliação do prédio a qualquer momento, conforme necessidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.