Lula visita Itumbiara nesta sexta-feira

22 de Abril de 2009 às 15:33
Presidente inaugura escolas técnicas em Goiás. A última vez que o petista esteve na cidade foi há 20 anos, durante campanha eleitoral.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visita Itumbiara nesta sexta-feira, 24. Acompanhado do Governador Alcides Rodrigues Filho (PP), o Prefeito José Gomes da Rocha (PP) e o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR), dentre outras autoridades, Lula inaugura o Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet), antigo Cefet. Também serão inauguradas, por teleconferência, a escola técnica de Uruaçu e outras duas unidades no Mato Grosso, em Campo Novo de Parecis e em Pontes e Lacerda.

“A idéia é transformar o evento em uma grande festa”, declara Álvaro Guimarães, que prepara a recepção ao presidente em Itumbiara. Para o parlamentar, trata-se de um acontecimento suprapartidário, no qual deverão estar presentes políticos das mais variadas legendas. Apesar da previsão de que a visita de Lula a Itumbiara não demore mais do que duas horas, a expectativa é de que a população se mobilize para receber a autoridade máxima do Brasil. “Queremos reunir pelo menos 10 mil pessoas”, estima o deputado itumbiarense.

As inaugurações comandadas pelo presidente nesta sexta-feira fazem parte do projeto do Governo, que pretende chegar ao fim do mandato, em 2010, com 214 escolas técnicas em funcionamento no País. Para isso, a meta é inaugurar 100 unidades só neste ano. “Um jovem que entra em uma escola e aprende uma profissão tem possibilidade de ter um emprego em qualquer lugar do Brasil”, afirmou Lula, recentemente, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente.

Esta é a segunda vez que Lula visita Itumbiara. A primeira foi há 20 anos, durante campanha presidencial na qual teve Fernando Collor como principal adversário, e para quem perdeu o pleito. Agora a realidade é bem outra. No ano em que se comemora o Centenário da cidade, a popularidade do presidente é crescente junto aos cidadãos itumbiarenses.

Desde o fim da ditadura, esta é a primeira vez que um presidente da República visita Itumbiara no exercício de seu mandato. Lula deve chegar à cidade às 15h. No roteiro, além da inauguração do Ifet, está prevista a passagem pelo canteiro de obras do Conjunto Habitacional Morada dos Sonhos, onde estão sendo construídas 500 casas populares com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade, o Presidente Lula também deverá ser homenageado com a Comenda Coronel Sidney Pereira de Almeida, a mais alta honraria concedida pelo Município. A homenagem foi proposta pelo vereador Gugu Nader (PMDB) e teve como justificativa os recursos do Governo Federal que foram destinados a Itumbiara para moradia, saneamento, obras de infraestrutura, investimentos na área social e pela condução da política econômica do País.