Notícias dos Gabinetes
Projeto de lei de Marlúcio Pereira proíbe uso do celular na sala de aula
Derrepente no meio daquela aula de matéria o celular toca. O raciocínio já não é o mesmo, o professor perde a linha de explicação e a irritação é geral. Cenas como estas que acabaram de ser descritas são cada vez mais comuns, mas estão com os dias contados. Tudo porque o governador Alcides Rodrigues (PP) sancionou projeto de lei de autoria do deputado Marlúcio Pereira (PTB), que visa banir o uso do aparelho nas salas de aula das escolas da rede pública de ensino.
O projeto deixa livre para que às escolas definem as medidas disciplinares aplicáveis aos alunos que infringirem as regras. “Se por lado o celular veio para facilitar nossas vidas, por outro se ele não for utilizado de forma responsável pode trazer sérias conseqüências, principalmente nas salas de aula, onde se precisa de concentração para assimilar o conteúdo das disciplinas”, explica Marlúcio.
O deputado relata também que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro já adotaram legislação semelhante, à preocupação, segundo ele, se estende para outras práticas. “Em toda escola é comum a troca de mensagens de texto durante as aulas. Muitos alunos usam esses aparelhos para jogar ‘games’ durante o horário escolar ou então para ‘colar’ nas provas por meio de SMS ou armazenando o conteúdo na memória do aparelho”, explica.
A lei espera apenas ser publicada para entrar em vigor.