Notícias dos Gabinetes
Álvaro é eleito para Mesa Diretora da Assembléia
O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) foi eleito Primeiro Secretário para a nova Mesa Diretora que irá presidir a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás no biênio 2009/2010. A presidência será ocupada pelo atual líder do Governo, Helder Valin (PSDB). Os eleitos serão empossados no dia 1º de fevereiro e assumem os trabalhos no dia seguinte. Até lá, a atual Mesa, presidida por Jardel Sebba (PSDB) permanece na direção do Legislativo.
Na mesma chapa, também foram eleitos Honor Cruvinel (PSDB) para primeiro vice-presidente e Romilton Moraes (PMDB) como segundo presidente. Além da 1ª Secretaria, que será ocupada por Álvaro Guimarães, existem os cargos de 2º, 3º e 4º Secretários, preenchidos respectivamente por Frei Valdair (PTB), Mauro Rubem (PT) e Adriete Elias (PMDB).
Não houve disputa para os cargos. A eleição, que ocorreu no último dia 15, foi feita com chapa única, formada em consenso pelos legisladores. O posto que foi dúvidas até momentos antes, no entanto, foi exatamente o de 1º Secretário. A função é exercida há 6 anos pelo mesmo parlamentar, Ozair José (PP). Mesmo sendo o único representante do partido do Governador Alcides Rodrigues Filho, o pepista perdeu a cadeira.
“Durante as articulações para a eleição, o deputado Helder Valin, líder do governo e agora presidente eleito, nos procurou para pedir o apoio do PR. Como não ocupamos nenhum cargo na atual Mesa, ele nos ofereceu a 1ª Secretaria”, explicou Álvaro Guimarães, que contou com total aprovação dos parlamentares de seu partido na indicação de seu nome.
A 1ª Secretaria é considerada o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora, atrás apenas do Presidente. Entre as principais funções do 1º Secretário, estão a leitura e despacho da súmula da matéria constante do expediente, além do recebimento e elaboração de todas as correspondências da Assembléia. Dos 40 deputados presentes à votação, Álvaro Guimarães contou com os votos de 39. O único eleito por unanimidade foi Helder Valin.