Notícias dos Gabinetes
ARTIGO: 100 anos de História. Parabéns, Itumbiara!
12 de outubro de 2009. Uma data para comemorar e entrar para os registros como marco histórico de uma cidade que cresce a cada dia. A velha Santa Rita do Paranaíba se torna a jovem centenária Itumbiara. Jovem, sim, se comparada a outros municípios com 200, 300 anos. Mas madura o suficiente para mostrar-se segura de suas potencialidades e vontades. Aos 100 anos de emancipação, Itumbiara sabe o que quer; e sua população também. Queremos fortalecer as qualidades e virtudes de nossa querida cidade e seguir mostrando sua história de crescimento, progresso e evolução. Queremos mais qualidade de vida e caminhamos muito bem para isso.
Itumbiara tem hoje 100% de água tratada e chegará a 2011 também com 100% de tratamento de seus esgotos. O saneamento básico é sinônimo de respeito e dignidade ao povo itumbiarense. Um povo trabalhador, que se orgulha de suas origens e propaga em alto e bom som: “Eu sou de Itumbiara!”. Durante todo o mês de outubro, o prefeito José Gomes transformou a cidade no maior canteiro de obras. São dezenas de inaugurações e lançamentos de mais benefícios para a população. E nos mais diversos setores.
No campo da habitação nenhuma outra administração municipal atuou tão bem. Mas o crescimento se deu graças à parceria com o Poder Executivo Estadual. Nos governos de Otávio Lage e Ari Valadão, por exemplo, Itumbiara ganhou as Vilas Vitória I e II. Depois, surgiram os bairros Ulisses Guimarães, Dom Veloso e Norma Gibaldi. Agora, com a incondicional atenção dispensada pelo Governador Alcides Rodrigues Filho, já são mais de duas mil casas em vários conjuntos habitacionais. Um deles, inclusive, leva o nome de minha saudosa mãe, Olinta Guimarães. E chegaremos a 3 mil unidades, com os incentivos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
A educação também tem muito que comemorar neste centenário. Escolas municipais ganharam salas climatizadas e sistema de informatização para alunos e professores. No ensino superior, o Governo de Goiás inaugura a primeira etapa do Campus UEG-Itumbiara e faz o anúncio de quatro novos cursos com autorização para vestibular em 2010: Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem. A unidade já oferece as graduações em História e Ciências Econômicas, além de quatro cursos de pós-graduação. É preciso destacar, ainda, a atuação da ULBRA, Unifasc e Unopar que, juntas, contribuem para a formar em Itumbiara um pólo referencial da Educação Superior.
Só por esses exemplos, podemos afirmar seguramente que o Município vive um grande momento, impulsionado por sua representatividade nas esferas municipal, estadual e federal. O prefeito Zé Gomes, que conhece bem os caminhos, sabe onde buscar os recursos para investir e tem o apoio de todos os vereadores. No Executivo Estadual, temos o Dr. Nicomedes Domingos Borges, presidente da Saneago, que também tem contribuído diretamente para o desenvolvimento local.
Na Câmara Federal temos o amigo Jovair Arantes, que foi o deputado mais votado pelo colégio itumbiarense e que tem unido forças com os demais parlamentares goianos. Como filho de Itumbiara e seu representante na Assembleia Legislativa, eu também não tenho medido esforços no sentido de cobrar melhorias para nossa cidade e região. Importantes obras foram retomadas e muito mais há por vir. Particularmente, tenho grandes expectativas para um desenvolvimento ainda maior com a chegada dos trilhos da Ferrovia Norte-Sul.
Tive o apoio de várias lideranças políticas e empresariais, além de entidades representativas, ao levantar a bandeira por um ramal ferroviário ligando Itumbiara a Santa Helena. A nossa estrada de ferro vai melhorar a logística de distribuição dos produtos, baratear o frete e, consequentemente, alavancar as exportações. Esta cidade de terras férteis, que já foi a capital do arroz e um dos maiores produtores de algodão, soja e, agora, cana-de-açúcar, ainda tem muito para crescer.
A riqueza de Itumbiara é bem representada pelo majestoso rio Paranaíba e a imponente Ponte Afonso Pena, que também está prestes a completar 100 anos. Além de cartões postais, são a porta de entrada para o Estado de Goiás. Estas localização e geografia privilegiadas contam positivamente para o aumento do potencial da cidade, inclusive no setor do turismo, através de suas manifestações artísticas, culturais e religiosas.
Os 100 anos de Itumbiara são motivo de orgulho para todos os seus filhos e para o Estado de Goiás também. Este importante Município que contribui forte e diretamente com a economia goiana é, hoje, sinônimo de progresso e desenvolvimento. Todos concordam que é importante crescer, mas de forma organizada e planejada. E é com este pensamento que a velha Santa Rita do Paranaíba chega à maturidade, unindo forças para fazer uma cidade ainda melhor. Que venham outros centenários, no futuro promissor que nos espera. Parabéns, Itumbiara!