Rogério Arédio é homenageado na Assembleia

22 de Maio de 2009 às 12:32
O Desembargador foi condecorado com Medalha Pedro Ludovico, em homenagem proposta pelo Deputado Álvaro Guimarães.

A Assembleia Legislativa homenageou, na manhã desta sexta-feira, o Desembargador Rogério Arédio Ferreira. Ele foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em Sessão Especial proposta pelo Deputado Álvaro Guimarães (PR). Na oportunidade, o promotor Jales Guedes Coelho Mendonça, atuante no Ministério Público em Itumbiara, também foi homenageado em cumprimento à proposição do Deputado Iso Moreira (PSDB).

O parlamentar itumbiarense presidiu a Sessão e coordenou os trabalhos. Ao se dirigir à tribuna, Álvaro transferiu o exercício da presidência ao deputado Wagner Guimarães (PMDB). Em seu discurso, cumprimentou o promotor Jales Guedes por sua combativa atuação e discorreu, principalmente sobre o juiz Rogério Arédio e sua particular afinidade com a cidade de Itumbiara.

“Como magistrado, o Dr. Rogério tem uma trajetória de destaque em todo o Estado. Mas quero falar sobre sua forte ligação com o Sul de Goiás onde, graças a sua atuação irrestrita, se tornou querido pela comunidade”, avaliou Álvaro Guimarães. O parlamentar ressaltou o carinho especial que o homenageado tem pela cidade de Itumbiara, ao lembrar o tino literário do Desembargador. “A querida Santa Rita do Paranaíba, nossa quase centenária Itumbiara, é tema freqüente em suas publicações, o que prova a afinidade que ele tem com essa cidade, onde, até hoje, mantém família e residência”, comentou.

Ao fim do discurso, o parlamentar não poupou elogios a Rogério Arédio, classificando-o como profissional, transparente e amigo. Álvaro Guimarães aproveitou a oportunidade para fazer projeções: “Não tenho dúvida de que, pela sua seriedade, honradez e competência, em breve o senhor será presidente da maior Corte deste Estado, que é o Tribunal de Justiça de Goiás”, considerou o parlamentar, dirigindo-se ao magistrado.

Após ser condecorado por Álvaro Guimarães, o Desembargador agradeceu a honraria, destacou a importância da Assembleia para o povo goiano e recordou fatos históricos, inclusive envolvendo Pedro Ludovico Teixeira, que dá nome à comenda. Rogério Arédio também quebrou o protocolo ao chamar o prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha, à tribuna para que o mesmo convidasse todos os presentes para a quermesse de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, e para o Arraiá, no próximo mês.

Rogério Arédio Ferreira é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e Vice-Presidente da Corregedoria Regional Eleitoral. Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, ele ingressou na magistratura por meio de concurso público, em 1970. Atuou na Comarca de Itumbiara por quase 20 anos, estreitando laços com aquela cidade. Tornou-se Cidadão Itumbiarense e um dos membros-fundadores da Academia Itumbiarense de Letras e Artes – AILA.

O outro homenageado, Dr. Jales Guedes Coelho, é promotor de Justiça do Ministério Público e foi lembrado pelo Deputado Iso Moreira pela atuação que teve no Norte de Goiás. Atualmente, Dr. Jales é promotor em Itumbiara. Formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, ele é mestre em História pela Universidade Católica de Goiás.