Notícias dos Gabinetes
Associação dos Pequenos Agricultores do PA Pratinha terá centro comunitário e sede própria
O deputado Mauro Rubem (PT/GO), juntamente com a chefe de gabinete do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Goiás (Incra), Vanessa Alves, esteve sábado (30) no Projeto de Assentamento (PA) Pratinha, localizado no município de Chapadão do Céu, para entregar o termo de doação de um lote desta área à prefeitura municipal. Luta antiga das 39 famílias que compõem o assentamento, o documento contribuirá, dentre outras coisas, para a escrituração do lote do Centro Comunitário e construção da sede própria da Associação dos Pequenos Produtores do PA.
O lote, que foi inicialmente doado à prefeitura, será encaminhado em projeto de lei para a Câmara de Vereadores de Chapadão do Céu, que autorizará o repasse da escritura pública do local à Associação. Até isso acontecer, a prefeitura fica responsável pela implementação de benfeitorias à comunidade. O superintendente de agricultura de Chapadão do Céu, Gean Rubens de Souza, adiantou que a administração municipal cuidará por pouco tempo do documento. "Faremos tudo para agilizar a cessão do lote à Associação e, com certeza, o trabalho conjunto da Prefeitura com a Câmara contribuirá para isso". De acordo com Vanessa, este é o primeiro caso de doação de núcleo a um assentamento. "O Incra, até então, só havia concedido cessão de uso. Como o processo ainda era desconhecido, gastamos mais tempo para resolver o problema", completou.
Para Mauro Rubem, esta conquista reconhece a importância da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar no país, mas não supre todas as necessidades dos assentados. "Sabemos que o PA Pratinha é referência em produção no Estado, mas mesmo estando à frente, precisamos permanecer na luta. Nosso foco agora é na construção de postos de saúde, escolas, tele centros, agroindústrias, etc., de forma que possamos contribuir diretamente para a qualidade de vida dos cidadãos".
Os assentados aproveitaram a oportunidade para solicitar a contribuição do deputado Mauro Rubem para agilizar o asfalto nas estradas que ligam o assentamento aos municípios vizinhos e também reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para discutir a legislação vigente do órgão, que tem prejudicado os assentados por não corresponder à realidade vivenciada.
Mauro Rubem se comprometeu encaminhar solicitações logo na próxima semana, mas adiantou que a estrada é prioridade do mandato. "Já apresentamos, inclusive, uma emenda na Assembleia que determinava que o dinheiro arrecadado com o fundo de transportes fosse encaminhado para construção de estradas, inicialmente. Mesmo com reprovação, vamos insistir para que isso aconteça", ressalta.
No fim do dia, o petista esteve em Jataí para prestigiar a terceira edição da Festa da Colheita que aconteceu no PA Nossa Senhora de Guadalupe, onde cerca de 100 famílias estão acampadas atualmente. Sob realização do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a festa foi responsável pela produção de mais de 6 mil pamonhas.