Notícias dos Gabinetes
Transmissor da TV UFG foi ativado neste domingo
Com atuação do Mandato do deputado estadual Mauro Rubem que promoveu várias intervenções políticas junto ao Governo Federal para a conquista da concessão, em Goiânia, num domingo ensolarado de junho de 2009, exatamente às 14h do dia 14, a TV UFG tornou-se realidade, concretizando a possibilidade de difusão de conhecimento.
Direto do morro do Mendanha, com direito a brindes de comemoração, foi ativado o transmissor que levará às residências de Goiânia o conteúdo do canal 14. Temas como meio ambiente, cidadania, infância, juventude e direitos humanos foram explorados em duas horas de transmissão, revelando um pouco do que entrará na grade de programação da primeira televisão pública, educativa e cultural do estado.
A TV UFG será retransmissora da TV Brasil e TV Assembleia em Goiânia e contará também com produções da universidade e das demais televisões universitárias parceiras da RedeIFES. A idéia é compor a grade de programação local gradativamente, a fim de garantir a qualidade das produções e o caráter público da televisão.
Nos próximos dias, o parque de transmissão passará por uma fase de testes para que, em cerca de duas semanas, a TV UFG possa entrar no ar em caráter experimental. Esse período deve prosseguir até meados de outubro, quando o canal 14 torna-se, de fato, uma televisão em pleno vapor.
O Canal 14 é uma concessão administrada pela Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), entidade criada em 1996 com o objetivo de apoiar ações da universidade na área de radiodifusão.
Para tratar da implantação da parceria entre TV Assembleia e TV UFG, estiveram presentes no gabinete de Mauro Rubem nesta quinta, 17, a diretora da TV UFG, Rosana Borges, o presidente da RTVE, professor Carlito, o secretário de Comunicação Social da Assembleia, José Luiz Bittencourt Filho e o diretor da TV Assembleia, Afonso Lopes.