Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem visita ministra Iriny Lopes nesta quarta, 16

14 de Fevereiro de 2011 às 12:35
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado estadual Mauro Rubem, fará uma visita a sua amiga (os dois participam da esquerda do PT), ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes (PT ES). Mauro irá cumprimenta-la pelo posto e solicitar apoio da Pasta para Goiás.

Em uma entrevista  Iriny Lopes disse que sem a história e a luta do PT para a classe trabalhadora atuar politicamente, ela não teria construído sua trajetória política e não teria chegado à secretaria, para representar as mulheres e a população em geral.

Em relação às prioridades à frente da Secretaria Especial, que tem status de ministério, Iriny afirmou que ações de combate à pobreza são fundamentais porque as estatísticas demonstram que as mulheres – e por conseqüência as crianças – estão no centro da pobreza no Brasil.

Também haverá foco para as questões relativas ao trabalho da mulher, inclusive com um grande esforço para garantir 6 mil novas creches no país.

O enfrentamento à violência contra a mulher é outro ponto de destaque, assim como o oferecimento de capacitação para as mulheres e a adoção de políticas de crédito e financiamento que ofereçam condições de empreendimento para as mulheres.

Por fim, a parlamentar ressalta que a Secretária de Políticas para as mulheres é um órgão que não tem como atuar sozinha. “Trabalharemos com muita proximidade a outros ministérios que garantirão a efetividade dos programas que pretendemos implementar. Da mesma maneira, os governantes, principalmente os municipais, deverão ser grandes parceiros, interlocutores para que as políticas públicas para mulheres possam ser efetivadas em cada Estado, em cada município brasileiro”, explicou.

Para que essa interação exista de maneira adequada, a futura ministra informou que tem como desafio administrativo implementar estrutura mínima da Secretaria nos Estados, não necessariamente com estrutura física, mas com canais de diálogo e interlocução permanente para fazer chegar a qualquer parte do país, as políticas e ações definidas pela Secretaria Especial.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.