Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem na Conferência Estadual de Educação - Goiás
13 etapas livres foram realizadas no Estado, reunindo todos os municípios goianos. As reuniões foram coordenadas por uma comissão composta por vários segmentos educacionais e sociais, como professores e funcionários de escolas públicas e privadas; gestores estaduais e municipais; gestores de escolas privadas; estudantes; pais; conselheiros estaduais e municipais de educação; movimentos de trabalhadores em educação; ministério público; Assembleia Legislativa entre outros.
Os debates, seguiram os seis eixos temáticos que norteiam o Documento Referência da Conae 2010: o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade; qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos trabalhadores em educação; financiamento da educação e controle social; e justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
A partir dessas discussões, foi elaborado, na plenária que aconteceu ontem, no último dia da Conferência, um documento com as sugestões e alterações propostas pelo Estado de Goiás para o documento base da Conae. Foram eleitos 69 delegados que representarão o Estado na Conae 2010.
"Nunca o Brasil deu tanto valor às conferências. A da Educação, definirá as questões deste importante eixo para as próximas décadas", avaliou Mauro Rubem.