Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Para Mauro Rubem, assistência social é fundamental para a garantia dos direitos humanos

03 de Agosto de 2011 às 14:53
presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Mauro Rubem (PT) esteve nesta terça-feira (2), no município de Senador Canedo, participando da abertura oficial da VI Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”, a conferência visa avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. 

Durante sua fala, Mauro Rubem manifestou orgulho em ver a organização da cidade, que vem se estruturando para melhor atender as necessidades dos moradores da região, e respaldou o sistema de saúde e assistência social aplicados no município. “Nem sempre o poder público consegue reconhecer a importância desta pasta para a administração, todavia, sabemos que a consolidação da Secretaria de Assistência Social em Senador Canedo é exemplo de carinho, atenção e respeito da prefeitura com a população. O ser humano é portador de direito, por isso, sua dignidade deve ser preservada”, evidencia. 

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria do Perpétuo Socorro A. de Souza, foi a responsável pela abertura oficial do evento. A atividade, que é promovida a cada dois anos e acontece até hoje (3), pretende discutir e avaliar as políticas públicas na área social, bem como oportunizar o desenvolvimento de novas estratégias para fortalecer estas políticas junto aos poderes executivo e legislativo. Integram a programação, apresentações culturais, leitura e apreciação do Regimento Interno da Conferência, grupos de trabalho, escolha de delegados/as e palestras sobre os ‘avanços no Sistema Único de Assistência Social em âmbito municipal’ e ‘a assistência na Seguridade Social’. 

Direitos Humanos 
As apresentações culturais realizadas na abertura da conferência chamaram a atenção do promotor de Justiça, Marcelo Faria. Para ele, a maestria e cuidado da Semasam com estes grupos menos favorecidos (juventude, idosos e cadeirantes) merecem destaque – avaliação também defendida pelo prefeito Túlio Sérvio. Para o prefeito, as apresentações representaram bem a cidade de Senador Canedo que tem preservado, cada vez mais, uma relação de respeito e diálogo com seus moradores. “Nosso foco é o ser humano e sua qualidade de vida”, evidencia Sérvio. 

Segundo o representante dos usuários socioassistenciais de Senador Canedo, Clécio Costa, o avanço do município está diretamente ligado ao trabalho do Assistente Social. O usuário ressaltou, ainda, que a conferência é o espaço conquistado para debater melhorias para a sociedade de forma democrática e cidadã. Integrante da comissão organizadora do maior fórum de discussão sobre o assunto na cidade, a secretária titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Atenção à Mulher (Semasam), Marcelita Manze, reforçou que os usuários têm muito a contribuir com o aperfeiçoamento do trabalho dos assistentes sociais com a elaboração de políticas adequadas para combater a vulnerabilidade das demandas locais - proposta a ser trabalhada durante a sexta edição da conferência.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.