Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem abre debates para a 1ª. Conferência Nacional de Comunicação
Na pauta desta Audiência, a apresentação dos temas que nortearão a 1ª Confecom/GO e criação da agenda em Goiás, visando sua organização.
A 1ª. Confecom/GO se realizará até o mês de setembro de 2009, fazendo parte da etapa nacional convocada pelo Governo Federal para os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2009 em Brasília. Os trabalhos da Comissão Pró-Conferência estão acontecendo às quartas-feiras às 19h30, no Centro Cultural Cara Vídeo, Rua 83, 361 – Setor Sul – Goiânia/GO. Fone (62) 3218-6895.
Objetivos da 1ª. Conferência Nacional de Comunicação:
1. Identificar os principais desafios relativos ao setor da comunicação no Brasil.
2. Fazer um balanço das ações do poder público na área.
3. Propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação.
4. Apontar prioridades de ações governamentais dentro destas diretrizes.
Expectativas do presidente Lula:
¨Espero que, ao contrário do que aconteceu nos debates sobre a TV Digital no Brasil, dessa vez, os professores e estudantes da área de comunicação participem ativamente dessa conferência. Ela pode ser um espaço importante para avançarmos na democratização das comunicações e para construirmos um conjunto de direitos dos internautas contra as tentativas de controle totalitário e contra a criminalização da rede. Um dos temas que buscarei divulgar é a necessidade do Espectro Aberto nas faixas de radiofrequência que serão devolvidas ao Estado quando se encerrar as transmissões de TV analógica. Com as tecnologias digitais poderemos ocupar estas faixas de modo comum, como uma grande via pública onde todos podem passar. As tecnologias digitais evitam a interferência e o ruído. Assim, podemos ter uma maior democratização do uso do espectro, seja para criarmos redes de conexão comunitária, seja para as rádios e TVs digitais livres”, declarou Lula.
¨Trata-se de um assunto de muita relevância, no trilho da expectativa do presidente da República, buscaremos o envolvimento das entidades da sociedade civil, professores, estudantes, veículos, emissoras e órgãos de governo, nas etapas livres e de sensibilização pelo Estado”, disse Mauro Rubem.
Na ocasião será lançado o livro Vida Poesia do escritor Milton Freire. No livro, o autor, através de um exercício poético, inspirado na obra de Clarice Lispector, retrata seu longo sonho de realização simbólica pessoal, cuja referência cultural foi o processo de criação vivenciado e elaborado na Casa das Palmeiras, no Rio de Janeiro, e no engajamento na causa da luta antimanicomial.