Começa nesta terça o Primeiro Seminário Legislativo em favor do homem do campo

01 de Junho de 2009 às 12:01
Uma ação de iniciativa do Mandato do deputado estadual Mauro Rubem em parceira com o Mandato do deputado federal Pedro Wilson e com apoio da Assembleia Legislativa de Goiás.
Nestes dias 02, 03 e 04 de junho será realizado na Assembleia Legislativa o I Seminário Legislativo de Agricultura Familiar, Camponesa e Reforma Agrária do estado de Goiás. Uma ação de iniciativa do Mandato do deputado estadual Mauro Rubem em parceira com o Mandato do deputado federal Pedro Wilson e com apoio da Casa.Dezenas de movimentos sociais e instituições ligadas à questão estão envolvidos no projeto.

Estão confirmadas as presença do presidente nacional do INCRA, Rolf Hackbart, do superintendente regional do Incra, Rogério Arantes, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o deputado Helder Valin; do secretário estadual de Agricultura, Leonardo Veloso; dos superintendentes do IBAMA, Ary Soares; do Ministério Desenvolvimento Agrário-DFGO, Otacílio Teixeira; da Superintendência Federal de Agricultura, Pesca e Abastecimento-GO, Helvécio Magalhães; da Superintendência da CONAB-GO, Eurípedes Malaquias e do Fórum Nacional de Reforma Agrária, Gilberto Fortes, dentre muitas outras autoridades e lideranças.Durante três dias, o objetivo deste Seminário será o de promover debate sobre os aspectos positivos e seus impactos na sociedade e na economia local, analisando o seu papel estratégico na garantia da soberania alimentar.

Na pauta as discussões ao limite da propriedade, atualização dos índices de produtividade, aprimoramento das instituições burocráticas, definição de uma política estadual voltada para agricultura familiar e camponesa, criação de mecanismos que garantam a comercialização da produção, além da instituição de uma legislação para o setor.

Paralelamente ao seminário, acontecerá no saguão da Assembléia a Feira da Cidadania e Dignidade no Campo, onde cada movimento ligado à agricultura familiar, camponesa e pela reforma agrária, fará uma exposição de produtos produzidos, bem como seu material de formação, seu histórico e suas bandeiras de luta.

As instituições governamentais também terá a oportunidade de expor suas experiências, proporcionando uma integração necessária para a efetivação das políticas públicas voltadas para a questão agrária.

Para Mauro Rubem, durante a gestão do Governo Lula, o Brasil tem vivenciado uma realidade nunca alcançada na história deste país, seja na política externa, seja na economia, alcançando índices sociais positivos ano após ano. E a implementação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, foram determinantes para o sucesso deste governo. Incentivo a produção de alimentos, ativar a economia local e geração de renda para as camadas da sociedade de menor empoderamento social, são pontos positivos destas ações.

“Investimento na agricultura familiar e camponesa, significa distribuir renda e dignidade. É garantir que não falte comida na mesa do povo brasileiro”, conclui Mauro Rubem.

Participam e colaboram com este evento os seguintes movimentos:
MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra
FETAEG – Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Goiás
FETRAF-GO – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar
TERRA LIVRE
MLST – Movimento de Libertação dos Sem Terra
MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores
MCP – Movimento Camponês Popular
MVTC ² - Movimento de Volta do Trabalhador ao Campo – GO.
MVTC ¹ - Movimento de Volta do Trabalhador ao Campo – GO.
MBTR – Movimento Brasileiro de Trabalhadores Rurais
MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem
MMC – Movimento de Mulheres Camponesas
PJR – Pastoral da Juventude Rural