Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa do II Congresso de Consolidação da Agricultura Familiar

27 de Outubro de 2009 às 11:39
Evento contará com a presença de autoridades federais
"Consolidando a organização e fortalecendo a agricultura familiar", este é o tema do II Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF- Brasil/ CUT), que será realizado de quarta (28) a sexta-feira (30), no município de Luziânia-GO.

Com a participação do deputado estadual Mauro Rubem, o evento contará com 800 delegados das Federações, vindos de todo o País.

Na pauta, deliberações sobre as questões de políticas agrícolas, ambientais, reforma agrária, juventude, gênero, habitação, saúde e previdência. Estão confirmadas as presenças, na mesa de abertura, dos ministros Luiz Dulci, da Casa Civil; Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário e Altemir Gregolin, da Pesca e Aquicultura; além de deputados, senadores e entidades da sociedade civil. Na quinta-feira, o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, fala sobre os Desafios e perspectivas para a organização Sindical.

No Congresso também haverá a eleição e a posse da nova Coordenação Nacional, da Executiva Nacional e do Conselho Fiscal da FETRAF-Brasil. Levar o desenvolvimento ao campo e lutar pelo direito da população rural é o principal desafio da Federação desde que foi criada em 2005.

"Precisamos efetivar de uma vez por todas a reforma agrária, superar os problemas da legislação e os entraves jurídicos que emperram os processos que se arrastam por anos a fio até que uma área seja liberada", afirma a coordenadora da Fetraf-Brasil, Elisângela Araújo. Outra bandeira cara à entidade, sublinha, "é o limite da propriedade da terra e da atualização dos índices de produtividade, já que perpetuando os atuais não se consegue mais desapropriar, mantendo o latifúndio improdutivo intocável, assim como suas mazelas econômicas, sociais e ambientais". Elisângela também defende a mobilização social para "por fim à irracional destruição da natureza, à transformação de florestas em pastagens, à devastação que, em somente uma década, cresceu 75,8% em Rondônia, torrando - literalmente - 1,9 milhão de hectares e outros 55,3% no Pará, com a queima de 3,2 milhões de hectares".

Os delegados presentes farão um balanço das ações da entidade nos últimos quatro anos, período em que a FETRAF-Brasil abriu espaços para o avanço da agricultura familiar, que assume a cada dia um papel fundamental na produção brasileira. O censo Agropecuário 2006, publicado este ano, revela que a agricultura familiar é responsável por 30% da receita dos estabelecimentos agropecuários brasileiros e representa 85% dos estabelecimentos agropecuários. Ao todo são 12,3 milhões de pessoas trabalhando na agricultura familiar no País.

Confira a programação:

28 de outubro - Quarta-feira
8:00 h – credenciamento
11:00 h - Mesa de aprovação do Regimento Interno
12:30 h - Almoço
14:00 h  - Solenidade de abertura;
- Mística
- Pronunciamentos;
- Coquetel da Agricultura Familiar;
- Solenidade de entrega do prêmio da Cooperhaf;

29 de outubro - Quinta-feira
8:00 h - mística;
8:30 h – Mesa
Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário;
Sustentabilidade Ambiental;
Conjuntura Política (cenário atual)
12:00 h - Almoço;
13:30 h - Mesa - Desafios e perspectivas para a organização Sindical;
15:30 h - Oficinas temáticas:
1. Mulheres;
2. Jovens e Educação do Campo;
3. Reforma Agrária e Acesso a Terra;
4. Política Agrícola, Organização da Produção e Soberania Alimentar; 5. Meio Ambiente e Sustentabilidade;
6. Políticas Sociais: Saúde e previdência
7. Organização Sindical e Formação;
8.  Habitação;
9.  Política Institucional e Internacional;
10. Auto-sustentação e Gestão;
20:00 h
Noite Cultural - Baile da Agricultura Familiar;

30 de outubro de 2009 - Sexta-feira
08:00 h - Mística;
08:30 h - Prestação de conta de 2005 a 2009;
- Plenária de apresentação das oficinas temáticas e aprovação das resoluções e plano de ação e lutas;
- Plenária de aprovação das alterações dos Estatutos Sociais;
- Aprovação da comissão eleitoral e debate, aprovação da (s) chapa (s) que concorrerão às eleições da Direção Executiva e do Conselho Fiscal da FETRAF-Brasil/CUT;
12:30 h - Almoço,
14:00 h - Fim da inscrição e apresentação da (s) Chapa (s);
14:30 h - Plenária do processo eleitoral - eleição por aclamação e posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da FETRAF-BRASIL/CUT para o triênio 2009/2012;
16:30 h - Encerramento.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.