Notícias dos Gabinetes
Superintendente do MDA/GO enfatiza a agricultura familiar em prol do meio ambiente
Otacílio explicou que é necessário discutir o meio ambiente no nosso dia a dia, seja no campo, na cidade, e em todos os aspectos da vida. “Como lidamos com o lixo produzido no meio rural?”, indagou, ao ressaltar a importância de pequenos, médios e grandes produtores se atentarem às questões ambientais.
Neste sentido, diz, a agricultura familiar tem um aspecto muito importante, que ao contrário da agricultura em grande escala - que trouxe consigo sementes geneticamente modificadas que não se reproduzem e ainda necessitam de herbicidas próprios - a agricultura familiar traz o resgate das variedades que eram anteriormente plantadas, como é o caso das “sementes crioulas” que não demandam o cuidado necessário aos das sementes atuais.
Para o superintendente, “meio ambiente não é só árvores, é tratar o lixo produzido, lidar corretamente com recursos hídricos, com a terra, com os animais. É uma questão que temos que ter dentro de nós e deve ser trabalhada todos os dias na nossa família, com nossos filhos”.
Otacílio finalizou sua abertura cobrando a importância do desenvolvimento de uma política estadual para agricultura familiar e do desenvolvimento de um programa educativo ambiental para trabalhar a consciência das pessoas. “Desconstruíram nossa formação de conservação de meio ambiente na zona rural com a inovação dos métodos utilizados na agricultura”, ressaltou, ao comentar neste sentido a importância da agricultura familiar no resgate destes valores.