Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Função do Ibama é cumprir a lei, ressalta superintendente do órgão

03 de Junho de 2009 às 15:37
Seminário promovido pelo deputado estadual Mauro Rubem debate a Reforma Agrária no estado
O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ary Soares dos Santos, quando perguntado por integrante de movimentos rurais presentes no I Seminário Legislativo de Agricultura Familiar, Camponesa e Reforma Agrária, sobre as dificuldades impostas pelo órgão aos trabalhos dos assentados, respondeu que “é necessário, primeiramente, a quem cobra, entender os processos”.

Ary explicou que a responsabilidade do IBAMA é fiscalizar o que está disposto na legislação, seja ao grande produtor, empresas, grandes comércios, e inclusive, ao agricultor assentado. “Se a legislação diz que os assentamentos têm que ter licença ambiental, o Ibama vai fiscalizar isso”, alertou.

Segundo o superintendente, existem questões políticas a serem resolvidas e a pressão simplesmente aos funcionários do IBAMA pode acarretar, no máximo, no afastamento do funcionário do órgão que descumprir o disposto na lei. “Não é o IBAMA que determina a lei, e não cabe a ele questionar a validade ou não do que ela estipula”, frisou Ary Soares Santos.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.