Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem apóia audiência pública Dieese
Durante a manhã desta terça feira, 31, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-DIEESE, promoveu audiência pública na Assembleia Legislativa com o apoio do deputado Estadual Mauro Rubem, no intuito de analisar qual o cenário diante da crise econômica internacional.
A audiência pública é parte da II Jornada Nacional de Debates sobre Negociações Coletivas e contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás- SINTEGO.
A superintendente técnica do Dieese, Leila Brito, avalia que o principal desafio dos líderes sindicais é não perder a capacidade de discussão, seja com a iniciativa privada ou com o Poder público, devido a atual conjuntura econômica.
Para a coordenadora da entidade, Bia de Lima, a forma mais eficaz manter uma negociação justa é o conhecimento profundo dos dados da instituição, incluindo as perspectivas futuras de mercado. “Os empresários e os governos podem se valer da crise para justificar um reajuste menor do que seria o correto, aumentando assim seus lucros à custa dos trabalhadores. Nossa prioridade neste momento de crise é a manutenção dos empregos sem que os trabalhadores percam direitos”, argumentou.
O supervisor técnico Clóvis Scherer, fez um breve histórico de a crise internacional, conjuntura macroeconômica e negociação coletiva. Ressaltou ainda os aspectos importantes da economia brasileira para o enfrentamento da crise, como o dinamismo do mercado interno, o nível das reservas cambiais, investimentos do PAC e principalmente a diversificação das exportações.
Segundo Mauro Rubem além de preparar os sindicatos, esta audiência tem a função de discutir o funcionamento do sistema capitalista que, com a crise, demonstra a sua inviabilidade financeira, da mesma forma que já foi evidenciada sua inviabilidade social e ambiental.