Mauro Rubem enaltece curso de Direitos Humanos da UFG

01 de Abril de 2009 às 18:20
Educadores de vários municípios estiveram na Assembléia para receber diploma de participação em Curso de Direitos Humanos promovidos pela UFG.
Nesta quarta-feira, 31 de março, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembléia Legislativa de Goiás – Cdhalego, deputado estadual Mauro Rubem, recebeu no Auditório Costa Lima da Casa, mais de uma centena de educadores para fechamento e entrega dos certificados de conclusão do curso de “Capacitação de educadores da rede básica em Educação em Direitos Humanos”, realizado pela UFG por meio do Programa de Direitos Humanos (PDH), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação o Conselho Estadual de Educação e a Cdhalego.

O curso faz parte de uma Rede de Educação em Direitos Humanos, iniciativa da professora Lúcia de Fátima Guerra, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex). A rede, composta por 16 universidades federais, entre elas a UFG, tem como objetivo desenvolver ações para a implementação de uma cultura de Direitos Humanos nos sistemas de ensino e na sociedade, por meio da capacitação de educadores e gestores da comunidade escolar, lideranças e profissionais da área de educação.

O curso teve uma carga horária total de 132h, 60h presenciais, divididas em quatro módulos realizados em oito finais de semana seguidos, 48h a distância e 24h de atividades práticas. Foram cerca de 800 inscrições em três semanas, com 450 alunos selecionados.

Participaram do evento as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, o SindSaúde, a Comissão de Direitos Humanos da OAB, a Comissão de Direitos Humanos do Governo do Estado de Goiás, a Secretaria de Cidadania, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, representada pela secretária Neide Aparecida, o Tribunal de Justiça de Goiás, a Fian Brasil e o Conselho Regional de Serviço Social.

Mauro Rubem declarou que o curso promovido pela UFG e outras 15 universidades do Brasil, sinaliza os bons tempos dos Direitos Humanos no País. “Uma grande vitória e um braço forte para o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, que trabalha a cultura o entendimentos dos Direitos Humanos para todos os brasileiros. São significativos parceiros que juntam a nossa luta de tratar os Direitos Humanos antes das violações e dos conflitos”, declarou Mauro.