Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mandato de Mauro Rubem assessora política agrária em territórios

23 de Fevereiro de 2011 às 21:50
“O desenvolvimento agrário, a política de território promovida por Lula trouxe dignidade para minha família”  Rosilda de Sousa, agricultora familiar.

“Estar integrado em programas felizes como este, é colaborar com a diminuição das desigualdades sociais do País”, deputado Mauro Rubem.

Contando com representantes de governos municipais, de estados e da União, chefias da Emater e do Ministério de Desenvolvimento Agrário, aconteceu nesta quarta, 23, reunião plenária do Colegiado Territorial das Águas Emendadas (Cotae – DF/GO/MG). Atividade realizada no município de Formosa (GO), contou com a presença do deputado estadual Mauro Rubem e de vários assessores do seu mandato, que trabalham na política agrária.

Em dois dias, além de promover a substituição dos membros faltosos das instituições que compõem o Colegiado, acontecerá a eleição do Núcleo Diretivo e Núcleo Técnico, e também a construção do planejamento para 2011.

Em sua fala a atual coordenadora do Cotae DF/GO/MG, Rosilda de Sousa Martins elogiou a ação do governo Lula que implantou o programa, beneficiando pequenos agricultores de todo o País. Citando seu próprio exemplo: “sou agricultora e vivo feliz com minha família, produzindo alimento de qualidade para a população. Com o desenvolvimento agrário, a política de território promovida no Brasil por Lula, tenho condições de viver com dignidade, bancando por exemplo, os estudos dos meus filhos”, disse.

Rosilda conclamou a união mais efetiva das entidades e a interação destas com as organizações e os movimentos sociais, que são os responsáveis diretos para estabelecer os avanços necessários para a política agrária de território. “Temos a clareza do rural que queremos. O rural que queremos é o rural com gente feliz, com dignidade, com saúde, qualidade de vida, pessoas com condições de trabalhar e com liberdade e respeito de opinião. É um momento novo, de reconstrução, o território é algo indivisível, além da nossa união contamos com a boa vontade política dos governos”, concluiu Rosilda de Sousa Martins.

Com assessores atuantes na política territorial e de agricultura familiar, o deputado estadual Mauro Rubem disse que a política de território é um programa de extrema importância para mudar a realidade do Brasil, diminuindo as injustiças com o homem do campo, responsáveis diretos pela grande economia saudável do País. “Acredito, tenho certeza que a presidente Dilma intensificará os programas de distribuição de renda e de desenvolvimento da nação e estar integrado em projetos felizes como este, é colaborar com a diminuição das desigualdades sociais”, destacou Rubem.

Saiba mais:

O Cotae integra o programa Territórios da Cidadania, lançado pelo Governo Federal em fevereiro de 2008, e é composto por 84 instituições, sendo metade do poder público (federal, estadual e municipal) e a outra metade pela sociedade civil organizada. O objetivo do programa é garantir às regiões mais carentes, uma melhor condição de vida, a partir da implementação de um conjunto de ações de direitos sociais e desenvolvimento sustentável.

O Território da Cidadania Das Águas Emendadas - DF/GO/MG abrange uma área de 37.721,70 Km² e é composto por 11 municípios: Unaí, Água Fria de Goiás, Cabeceiras, Formosa, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina, Vila Boa, Brasília, Buritis e Cabeceira Grande.

No território Das Águas Emendadas foram previstas para o ano de 2010 um total de 52 Ações com a atuação de 10 ministérios que integram o Programa Territórios da Cidadania, com valor previsto de R$ 754.498.038,96. Até 31 de Outubro de 2010, este Portal recebeu informações sobre a execução de 51 ações. Para estas ações informadas o valor previsto para este território é de 748.298.340,44. Até esta data já foram executados R$ 413.186.901,64.

As ações são nas áreas de direito e desenvolvimento social; organização sustentável de produção; saúde, saneamento e acesso à água; educação e cultura;  infra-estrutura;  apoio à gestão territorial e fundiárias.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.